Hangar da Voetur recebe turnê do Phenom no DF
Hangar da Voetur recebe turne do Phenom no DF A Embraer levou hoje a Brasilia a turne dos jatos Phenom 100 e 300, cujo modelo esta em exposi
"A América Latina é um mercado importante para o Phenom 100 e Phenom 300 e nossa expectativa é que mais de 50% dos jatos executivos que serão entregues na próxima década sejam da categoria light e very light," disse Luís Carlos Affonso, vice-presidente executivo para o Mercado de Aviação Executiva. "Nesse período, nós estimamos uma taxa de crescimento anual médio de 6% nas entregas de jatos executivos na região, totalizando 440 unidades no valor de US$ 4.9 bilhões."
O modelo em escala real permite aos visitantes apreciar o conforto superior, espaço e luxo do jato Phenom 100. O modelo exibe tanto a cabine de passageiros da aeronave como a de pilotagem.
A turnê já passou por Belo Horizonte e Goiânia e ainda vai passar por Angra dos Reis, no litoral do Estado do Rio de Janeiro, encerrando-se em São Paulo. A turnê do Phenom inclui modelos do Phenom 100 e do Phenom 300 e já percorreu a América do Norte no início deste ano, passando pelos Estados Unidos, México e Canadá. Na Europa, esteve na Alemanha, Suíça, Holanda e França. Após o Brasil, o modelo do Phenom 100 retornará aos Estados Unidos para ser exibido junto com o modelo do Phenom 300 na convenção anual da National Business Aviation Association (NBAA) a partir de 17 de outubro, em Orlando, no Estado da Flórida.
O Phenom 100 transportará confortavelmente quatro passageiros na configuração executiva típica (club seat configuration). O amplo compartimento de bagagem, com capacidade total de 1,56 metros cúbicos (55 pés cúbicos), é suficientemente espaçoso para acomodar as malas e equipamentos de golfe e esqui.
O jato será equipado com dois motores PW617F da Pratt & Whitney Canada, com 1.615 libras de empuxo cada. Com quatro ocupantes a bordo e velocidade máxima de Mach 0,70, o alcance do Phenom 100 será de 1.160 milhas náuticas (2.148 km), com reservas NBAA IFR, 35 min e alternativa de 100 milhas náuticas; ou 1.320 milhas náuticas (2.445 km) com reservas VFR, 45 min. O avião é projetado para decolar em pistas curtas e é capaz de voar a 41.000 pés (12.497 metros) de altitude. Estas características permitirão aos clientes voar sem escalas de São Paulo a Buenos Aires; de Recife a Brasília; Buenos Aires ao Rio de Janeiro; Caracas, Venezuela a Manaus; Santiago, no Chile a La Paz, na Bolívia a um custo operacional menor que o de aeronaves concorrentes, incluindo turboélices.
O Phenom 100 tem preço de US$ 2,85 milhões (configuração básica, sem opcionais) para certificação pelo FAA nas condições econômicas de janeiro de 2005, e deverá entrar em serviço em meados de 2008.
O Phenom 300 transportará até nove ocupantes. O amplo compartimento de bagagem de 2,15 metros cúbicos (76 pés cúbicos) acomodará malas e equipamentos de golfe e esqui. O jato será equipado com dois motores PW535E da Pratt & Whitney Canada, com 3.200 libras de empuxo cada. Seu alcance, com velocidade máxima de Mach 0,78 e seis ocupantes a bordo, será de 1.800 milhas náuticas (3.334 km), incluindo reservas NBAA IFR e alternativa de 100 milhas náuticas. O avião também é projetado para decolar em pistas curtas e é capaz de voar a 45.000 pés (13.716 metros) de altitude. Estas características permitirão aos clientes voar sem escalas de São Paulo a Manaus ou Santiago, no Chile; Buenos Aires a Salvador, ou La Paz, na Bolívia; Caracas, Venezuela a La Paz, ou Jacksonville, Florida, EUA ou às ilhas Bermudas, no Caribe a um custo operacional menor que o de aeronaves concorrentes.
O Phenom 300 deverá entrar em serviço em meados de 2009 e tem preço de US$ 6,65 milhões (configuração básica, sem opcionais), nas condições econômicas de janeiro de 2005 para certificação FAA.
Mais detalhes: www.embraerexecutivejets.com.br.