Artur Luiz Andrade   |   17/09/2007 16:32

Air France-KLM estuda fusão com Iberia e Alitalia

Air France-KLM estuda fusao com Iberia e Alitalia Segundo o site portugues de noticias Presstur, a Air France-KLM esta analisando a possibil

Segundo o site português de notícias Presstur, a Air France-KLM está analisando a possibilidade de fusão com as companhias aéreas italiana Alitalia, e a espanhola Iberia, como teria afirmado o CEO Jean-Cyril Spinetta ao jornal “Financial Times”.

Em relação à Alitália, o CEO da Air France-KLM, reporta o Presstur, afirma que a companhia enfrenta “grandes dificuldades económicas” e que uma decisão “deve ser tomada rapidamente”.

A situação da companhia italiana mudou no mês passado com a nomeação de Maurizio Prato para liderar o futuro da Alitalia, escreve o “Financial Times”. As companhias não estão em conversações, mas Spinetta refere que se Maurizio Prato “quiser falar connosco, ouviremos atentamente”.

No entanto, apesar do mercado italiano ser “muito forte” e haver um “enorme tráfego de negícios e turístico”, não haverá acordo se não for rentável para a Air France-KLM, escreve o jornal, acrescentando que tudo depente da situação da Alitalia após o plano de reestruturação.

“Se acharmos que não existe esperança em alcançar uma situação rentável, não fazemos negócio”, afirma Spinetta.

A Iberia “está em boa forma, mas eu acho que os accionistas e a administração pensam que a consolidação é inevitável e que é melhor antecipá-la do que esperar e ter que agir numa situação mais difícil”, diz o CEO da Air France-KLM.

Spinetta afirma que tem havido conversas “informais” com parceiros financeiros espanhóis, apesar de ainda não terem havido ainda conversas com a Iberia.

Na mesma entrevista, Spinetta refere que “estamos na fase de avaliar uma potencial cooperação com a Iberia”.

Veja a notícia no www.presstur.com.