Artur Luiz Andrade   |   22/03/2016 12:02

Aéreas nacionais ainda crescem em demanda internacional

Se no doméstico, houve queda na demanda, no internacional, a demanda consolidada por transporte aéreo das associadas Abear ainda mostra crescimento, avançando 5,5% em fevereiro

Se no doméstico houve queda na demanda, no internacional, a demanda consolidada por transporte aéreo das associadas Abear ainda mostra crescimento, avançando 5,5% em fevereiro em relação ao mesmo mês do ano anterior. As variações mensais mostram tendência de desaceleração desde meados do ano passado, quando estavam em um patamar de dois dígitos de crescimento. A oferta internacional foi expandida em 4,2% no mês. Com a demanda subindo acima da oferta, o fator de aproveitamento teve elevação de um ponto percentual, chegando a 80,79%. O número de passageiros transportados nos voos conectando o Brasil e o Exterior cresceu 8,8%, totalizando 620 mil viagens.

Entre as aéreas nacionais que operam para o Exterior, a Tam liderou com 77,77% de share, seguida de Gol (12,57%), Azul (9,57%) e Avianca (0,09%).

De acordo com análise da Abear, em janeiro de 2016, último dado disponível na base da Anac, na qual é possível analisar o mercado total, ou seja, incluindo brasileiras e estrangeiras, a demanda internacional consolidada teve retração de 3,6%. Como no mês o desempenho das companhias brasileiras (crescimento de 6,6%) foi melhor do que o das congêneres estrangeiras (queda de 6,9%), as empresas nacionais ganharam participação, passando de 25% para 27%.

CARGAS
As associadas Abear transportaram 22,6 mil toneladas de cargas no mercado doméstico em fevereiro, total 8,3% abaixo do registrado no mesmo mês do ano passado. Na mesma base de comparação, nos voos internacionais a carga total movimentada avançou 38,7%, chegando a 16,6 mil toneladas. Em 12 meses, o mercado doméstico de cargas caiu 9,5%, enquanto mercado internacional cresce 7,3%.

Tópicos relacionados