Diego Verticchio   |   17/06/2016 13:57

Testamos o app do Aeroporto Galeão; veja opinião

Lançado em maio, o aplicativo (app) do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) promete facilitar muito a vida de quem está embarcando ou desembarcando. Durante seu lançamento, o app prometia levar ao usuário de smatphone ou tabletes todas as informaç&

Lançado em maio, o aplicativo do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) promete facilitar muito a vida de quem está embarcando ou desembarcando. Isso porque o app pode levar ao usuário de smatphone ou tablets todas as informações do Galeão.

Criado com base na tecnologia da Hewlett Packard Enterprise, a novidade traz inúmeras facilidade. Para entender melhor tudo que o aplicativo tem, CLIQUE AQUI.

Pensando nisso, o Portal PANROTAS resolveu testar o app e traz abaixo a avaliação. Confira:




O voo DL60, da Delta, estava marcado para decolar às 21h55. Às 18h entrei no Uber que me levaria ao Galeão. Cinco minutos depois entrei no aplicativo, que através de um sistema de geolocalização, calculou quanto tempo estaria no Galeão. O app cravou 49 minutos. Errou. Cheguei em menos tempo, a viagem de Niterói até o Aeroporto Internacional levou 35 minutos, isso com o motorista do Uber respeitando os limites de velocidade.

Ao entrar no Galeão, me preocupei em ativar meu bluetooth e, na sequência, entrei no wi-fi do Riogaleão, que é gratuito. Em seguida, busquei a seção Voos, selecionei meu voo e pedi para seguir. O aplicativo prometia me enviar sucessivas mensagens e a primeira foi para lembrar que o check-in já estava aberto. Com a nova configuração do Terminal 2, as posições das companhias aéreas mudaram. Todas companhias internacionais estão neste terminal e, para achar a empresa que irá voar, o menu Companhia Aérea traz a localização exata. Testei e deu certo. A Delta agora fica entre a United e Air Canada.

Feito o check-in na Delta, fui comer e, como o Galeão está 100% novo (pelo menos o Terminal 2), busquei no aplicativo a área de alimentação. O menu lojas e restaurantes traz a lista completa dos estabelecimentos para comprar e comer. Ao escolher a loja ou restaurante e clicar, um mapa de difícil entendimento aparece para mostrar o caminho. Logo abaixo, um cálculo de tempo que no meu caso, foi bem preciso.

Já bem alimentado, uma nova mensagem pisca no meu celular para lembrar que faltavam duas horas para a decolagem e que meu portão é o C52. Hora de entrar e mais uma surpresa: o controle do passaporte agora é automático, igual ao que existe em São Paulo. Quem já experimentou sabe que o procedimento é bem rápido, mas para aqueles que estão usando o sistema pela primeira vez, é possível que se perca alguns minutos entendendo como o sistema funciona. O resultado era uma grande fila, mas nada que demorasse mais do que cinco minutos.

Além de muito bonito, o novo Galeão está muito maior e chegar ao gate pode demorar cerca de 15 minutos. Da sala vip da Gol, parceira da Delta Air Lines, o aplicativo mostrava 13 minutos até o portão de embarque. O sistema talvez não conheça as novas esteiras, e com auxílio delas levei oito minutos para chegar ao C52.

Ainda na sala vip relaxei e, entre um café e outro, assistia vídeos pela internet usando o wi-fi do Riogaleão. E para minha surpresa funcionou muito bem.
De lá segui a passos lentos para o meu portão, sempre assistindo aos vídeos. Até entrar no avião, o sinal do wi-fi não decepcionou. Investir em tecnologia foi uma das preocupações do consórcio que administra o Aeroporto Internacional Tom Jobim.


Faltavam poucos minutos para o embarque e mais uma mensagem apareceu em minha tela lembrando da última chamada do voo. Mas eu já estava em meu confortável assento e, um pouco antes de decolar, desliguei meu celular. Ao chegar em Atlanta, já no dia seguinte, uma nova mensagem "pipocou", informando que o voo que escolhi seguir estava encerrado.

Nunca havia usado este aplicativo e no teste funcionou 100%. A ferramenta surge como uma grande solução para quem não tem familiaridade com o aeroporto. Sabendo usar, é possível aproveitar tudo que o novo Galeão tem a oferecer. O wi-fi e o sistema de beatcon (que manda mensagens sobre o voo) funcionaram perfeitamente. Tomara que este aplicativo sirva de inspiração para outros aeroportos e que a Riogaleão siga investindo em tecnologia. Os usuários do aeroporto agradecem.

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