Movida

Bruna Murback   |   24/02/2017 17:08

Operação Carnaval começa em 5 aeroportos; confira

Estimativa é que cerca de 3 milhões de passageiros devam circular entre os aeroportos 


Flickr/Jorge Brazil
No Aeroporto de Salvador, Serão disponibilizados vagas específicas para ônibus e vans, além de reforços no terminal de passageiros
No Aeroporto de Salvador, Serão disponibilizados vagas específicas para ônibus e vans, além de reforços no terminal de passageiros
Coordenada pela Secretaria de Aviação Civil do Ministério dos Transportes, a Operação Carnaval 2017 começou nesta quinta-feira (23) em cinco aeroportos brasileiros. O governo federal prevê que cerca de três milhões de passageiros circulem pelo terminal de Salvador (BA), Congonhas (SP), Guarulhos (SP), Galeão (RJ) e Santos Dumont (RJ) até o dia 6 de março. Juntos, esses aeroportos vão ter aproximadamente 950 decolagens por dia e um total de 6,5 mil funcionários na prestação de serviços aeroportuário nesse período.

Os dias com maior demanda da operação especial estão previstos para 24 de fevereiro (sexta-feira, data de saída dos foliões para o carnaval) e 1 de março (quarta-feira, mais movimentado por causa do retorno dos passageiros).

Segundo o coordenador do Subcomitê de Operações Especiais do Comitê Técnico de Facilitação da Aviação, Marcus Pires, as ações e medidas adicionais no processamento do grande fluxo de passageiros visam reforçar serviços e atendimentos nos terminais.“As companhias aéreas cumprem recomendações da Secretaria de Aviação Civil, os operadores dos aeroportos preparam planos de contingência especiais para o período e as empresas envolvidas em toda a operação aeroportuária traçam estratégias para dar fluidez à alta demanda”, explica o coordenador.

Dentre as ações, serão disponibilizados vagas específicas para ônibus e vans de turismo, e o aeroporto receberá reforços no sistema de pista e pátio (balizamento, gerenciamento da área de movimento, transporte de superfície, pavimento das pistas) ao terminal de passageiros (climatização, limpeza de sanitários, elevadores e escadas rolantes, pontes de embarque, ações de meio-fio e esteira de bagagem).

A Agência Nacional de Aviação Civil vai monitorar e informar atrasos e cancelamentos nas operações dos principais aeroportos, e irá mobilizar 27 especialistas numa ação de fiscalização. Os aeroportos também acompanharão em tempo real, por meio do Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea, subordinado ao Departamento de Controle de Tráfego Aéreo, a evolução do quadro meteorológico do País e possíveis impactos nas operações aéreas.

Pires diz que a Conaero trabalha com a meta de manter os índices de atraso das decolagens abaixo dos 15%, seguindo padrões internacionais de aviação civil. A avaliação do usuário sobre os serviços aeroportuários será medida no período pela pesquisa de satisfação do passageiro, que é realizada a cada três meses pela Secretaria de Aviação Civil.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias