Artur Luiz Andrade   |   05/05/2017 11:15

Air Tkt perde segunda associada; entenda

O clima está tenso na Associação Brasileira de Consolidadores de Passagens Aéreas e Serviços de Viagens, a Air Tkt. Depois do pedido de saída da Rextur Advance, maior consolidadora do País, também a Central de Negócios Turísticos


Emerson Souza
Andre Khouri, da CNT
Andre Khouri, da CNT

O clima está tenso na Associação Brasileira de Consolidadores de Passagens Aéreas e Serviços de Viagens, a Air Tkt. Depois do pedido de saída da Rextur Advance, maior consolidadora do País, também a Central de Negócios Turísticos (CNT), de São Paulo, presidida por André Henry Khouri, solicitou seu desligamento.

A carta da CNT é de 4 de maio, e Khouri agradece o tempo passado na entidade, especialmente pelo relacionamento e aproximação com os demais associados. Na carta, ele não cita o motivo da saída.

O pedido de desligamento, porém, não tem a ver com a saída da Rextur Advance. Khouri foi sócio fundador da TC World, consolidadora do Grupo Trend, que foi vendido ao Grupo CVC, do qual a Rextur Advance também faz parte. André Khouri, portanto, vendeu sua parte na TC World, e não tem qualquer ligação comercial com o Grupo CVC ou a Rextur Advance.

Khouri disse ao Portal PANROTAS que sua saída não tem a ver com questões comerciais e sim com o pensamento em relação às chamadas subconsolidadoras. "Lutei muito nos meus 15 anos, foi difícil, e não penso como a Air Tkt nesse caso. Todos os consolidadores, exceto a Rextur, começaram assim. Vou me dedicar agora integralmente à CNT", finalizou.

OUTRO LADO

Emerson Souza
Carlos Vazquez, da Esferatur
Carlos Vazquez, da Esferatur

O presidente do Conselho da Air Tkt, Carlos Vazquez, também vice-presidente da Esferatur, diz que a saída e entrada de associados é algo normal. "A Air Tkt foi criada para melhorar o relacionamento não comercial com as aéreas e oferecer atendimento com as melhores práticas para os agentes de viagens. Quem não se enquadra tem todo o direito de pedir para sair, assim como teve o de entrar. Outras empresas já estão sendo avaliadas para ingressarem na Air Tkt", disse Vazquez.

Quanto à atuação das subconsolidadoras, tanto Khouri quanto Vazquez concordam que as companhias aéreas é que devem decidir sobre sua atuação. Mas o presidente da Air Tkt acredita que essa atuação seja "prejudicial ao mercado". "Eles repassam uma parte do ganho aos clientes. De onde vem tanta receita em um período de margens apertadas? Será que eles não querem apenas comprar mercado para emitir direto no futuro?". Com a palavra, as empresas aéreas.

Tópicos relacionados