Biaphra Galeno   |   05/11/2013 17:19

Comitiva do Vale do Loire (França) visita três cidades

A região do Vale do Loire – lê-se “luar” –, localizada a 120 quilômetros ao sul de Paris – 50 minutos de TGV –, está em São Paulo para divulgar seus atrativos, visitados por mais de 6,4 milhões de pessoas anualmente. A comitiva passará amanhã por Belo Horizonte e, na quinta-feira, Rio de Janeiro.

A região do Vale do Loire – lê-se “luar” –, localizada 120 quilômetros ao sul de Paris – 50 minutos de TGV –, está com representantes em São Paulo para divulgar seus atrativos, visitados por mais de 6,4 milhões de pessoas anualmente. A comitiva passará amanhã por Belo Horizonte e, na quinta-feira, pelo Rio de Janeiro, para visitar agências de viagens e operadoras.

De acordo com o diretor da Atout France para as Américas, Jean-Phillipe Pérol, a região, também conhecida como “Jardins da França” e “Berço da Língua Francesa”, tem como grandes expoentes os castelos e os vinhos. “As bebidas são leves e simpáticas e a diversidade de castelos para visitação é grande”, destacou.

A diretora de Marketing do Comitê Regional de Turismo do Vale do Loire, Isabelle Scipion, ressalta que a região possui monumentos classificados como Patrimônio da Humanidade da Unesco, além de contar com espaços naturais, para que os visitantes passem o dia, além de mais de 800 quilômetros de área para ciclismo.

Para Pérol, um dos grandes desafios é fazer com que o brasileiro fique hospedado na região. “Muitos visitantes passam apenas um dia lá e nem chegam a passar a noite. O Vale do Loire pode ser visitado em três, quatro dias, seguramente.”

Participaram da ação o Patrimônio Nacional de Chambord, o Castelo Real de Blois, o Domínio Regional de Chaumont-sur-Loire, o Castelo de Chenonceau, o Castelo Real de Amboise, e o Castelo Clos Lucé, além da Loire Valley Tours e Tours Val de Loire Tourisme, empresas que fornecem passeios com guia em português.

PESO DA HISTÓRIA
Na região, estão cidades com peculiaridades históricas de importância não somente para a França, mas mundial. Orléans viveu um longo cerco feito pelos ingleses na chamada Guerra dos Cem Anos, realizada de 1337 a 1453.

Um dos episódios mais conhecidos desta guerra é a vitória francesa liderada por uma camponesa de 19 anos chamada Joana, que convenceu Carlos, então aspirante a rei, a lhe entregar o comando de um exército. A cidade apresenta, atualmente, diversas informações sobre Joana D´Arc, como passou a ser conhecida a jovem, inclusive fazendo uma festa anual, no dia 1º de maio, que reconstitui a passagem histórica.

Em outra cidade da região, Amboise, está o Château Royal, local onde está enterrado o cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico Leonardo da Vinci. Há, também, um parque que leva o nome do ícone renascentista.

Veja fotos da comitiva e suas respectivas áreas de atuação no álbum anexo. Mais informações sobre os 19 castelos da região no site: www.castelosdoloire.com.br.

Tópicos relacionados