Maria Izabel Reigada   |   20/01/2015 17:58

Parques do Estado de SP recebem visitantes durante todo o verão

Parques Estaduais paulistas são opções de turismo "refrescantes" para driblar o verão

Trilhas que levam a rios e cachoeiras. Como não gostar da ideia em meio ao calor de mais de 30 graus Celsius que castiga as cidades de todo Estado de São Paulo? A Fundação Florestal, da Secretaria do Meio Ambiente, preparou uma lista de parques estaduais que podem ajudar a suportar as temperaturas altas, fugindo para cenários naturais e observando de perto a preservação das florestas.

A lista pode ser conferida no http://fflorestal.sp.gov.br/unidades-de-conservacao/parques-estaduais/parques-estaduais, que reúne diversas opções de parques abertos à visitação, com informações sobre horários de funcionamento, principais atrativos e localização. Entre os destaques, por exemplo, está o Parque Estadual Serra do Mar, que é a maior unidade de conservação do Estado, dividido em dez núcleos. Um deles é o Núcleo Itutinga-Pilões, endereço da cachoeira Passareúva, no final de trilha de duas horas que leva o mesmo nome da cachoeira. O Núcleo Itutinga Pilões fica na Estrada Elias Zarzur, Km 8, s/nº, em Cubatão, e as visitas devem ser agendadas.

Outra opção é o Parque Estadual Caverna do Diabo, localizado no sul do Estado, na região do Vale do Paraíba. O parque também é rico em cachoeiras e biodiversidade e deve ser visitado com monitores. Fica na Rodovia SP 165 km 111, em Eldorado. O ingresso do parque custa R$ 12, mais R$ 11 por pessoa para o serviço de monitoria ambiental obrigatória para visitar o interior da Caverna do Diabo, que dá nome ao parque.

Tópicos relacionados