Fernanda Cordeiro   |   29/04/2016 10:35

Chernobyl se torna atração turística na Ucrânia

16 mil viajantes visitaram o local em 2015

Calflier001/Wikipedia Commons
No dia 26 de abril de 1986 acontecia o maior acidente nuclear já registrado, com a explosão de um reator na cidade de Chernobyl, na então União Soviética. No entanto, apesar o nível de radiação ainda liberado, Chernobyl começa a atrair cada vez mais turistas.

A cidade mais próxima à usina química era Pripyat, a três quilômetros do local. Após a explosão do reator, a cidade foi evacuada, e, o prédios, hotéis, restaurantes, hospitais e outros locais foram abandonados. Hoje, 30 anos após o acidente, o aspecto de cidade abandonada e fantasmagórica recai sobre o local. Empresas de turismo local dizem que é exatamente isso que atrai os visitantes.

Um dos locais mais visitados pelos turistas é o parque de diversões que tinha acabado de ser construído na cidade e nunca chegou a ser inaugurado. Os passeios exploram todos os cantos de Prupyat, desde antigas salas de aula até apartamentos de moradores.

Jason Minshull/Creative Commons

Os visitantes chegam a cidade em grupos de tours guiados, principalmente da capital ucraniana, Kiev, a 150 quilômetros de Pripyat. Alguns passeios chegam bem perto do reator quatro, o que explodiu e que hoje se está envolto em uma estrutura de concreto.

A cidade faz parte da “zona de exclusão” e a visita ao local só pode ser feita com agências de turismo autorizadas. Apesar de ser permitido os passeios, a região ainda não está livre da radiação, tanto que os próprios guias fazem o trajeto carregando instrumentos que medem a radiação dos locais.
Tim Suess/Creative Commons
Os riscos, porém, parecem não amedrontar os visitantes. Uma das agências mais conhecidas entre as que fazem o passeio, a Solo East Travel, afirma ter levado quase duas mil pessoas até a área de Pripyat no ano passado. Já a organização que controla a zona de exclusão calcula que mais de 16 mil viajantes de 84 países estiveram em Chernobyl e arredores em 2015.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias