Artur Luiz Andrade   |   19/04/2016 11:38

Confira o que está aberto no Equador pós-terremoto

Depois do terremoto de 7,8 graus na noite de sábado, com epicentro perto da cidade costeira de Pedernales, na província do Manabí, o Equador inicia a retomada da normalidade e o Ministério de Turismo informa que a infraestrutura turística de regiões como Amazônia, Andes e Galápagos, não foi afetada


Da Redação
Centro histórico de Quito

Depois do terremoto de 7,8 graus na noite de sábado, com epicentro perto da cidade costeira de Pedernales, na província do Manabí, o Equador inicia a retomada da normalidade e o Ministério de Turismo informa que a infraestrutura turística de regiões como Amazônia, Andes (incluindo Quito) e Galápagos, não foi afetada significativamente, incluindo todos os aeroportos, meios de hospedagem, operadores e o transporte terrestre, que permanecem abertos e em pleno funcionamento. Há alguns parques públicos fechados para inspeção e avaliação de possíveis danos.

O ministério divulgou a seguinte atualização sobre as regiões turísticas:

Amazônia – Todos os aeroportos da zona estão abertos e funcionando normalmente. A infraestrutura turística não foi afetada, permanece aberta e em funcionamento.

Andes – Todos os aeroportos da região andina, incluídos os das cidades de Quito, Latacunga, Cuenca, Loja y Tulcán, assim como o transporte terrestre e alojamentos estão em pleno funcionamento e livres de danos. A cidade de Quito encontra-se avaliando os possíveis prejuízos ao seu centro histórico. Outros destinos turísticos populares, incluindo Otavalo, Cuenca, Baños e as áreas de Cotopaxi e Chimborazo, não reportam danos às atrações e serviços turísticos. Os hotéis e tours na região estão operando com normalidade.

Costa – A cidade portuária de Guayaquil está reportando danos em estradas, ruas, pontes e outras infraestruturas; no entanto, seu aeroporto e hotéis permanecem abertos e em pleno funcionamento. A prefeitura de Guayaquil pediu a limitação do trânsito hoje e amanhã, para avaliar os danos causados pelo terremoto. Isto pode afetar a mobilidade dos turistas.

As cidades de Manta, Perdernales, Bahía de Caráquez e Portoviejo sofreram importantes danos, incluindo o colapso de vários prédios, hotéis, e a maioria das estradas a estas cidades estão fechadas. O aeroporto de Manta está fechado aos voos comerciais até novo aviso, mas permanece aberto para voos de transporte de ajuda humanitária. O porto de Manta permanece em funcionamento. Mais de 350 pessoas morreram no terremoto.

Ilhas Galápagos – Localizadas a cerca de 1.360 quilômetros (847 milhas) do continente, as Ilhas Galápagos não foram afetadas pelo terremoto ou suas réplicas. Todos os aeroportos, hotéis e cruzeiros da zona estão em pleno funcionamento e todas as atividades turísticas que incluem visitas guiadas e excursões estão normais.

O alerta de tsunami foi retirado ontem. Todos os locais de parques, reservas naturais e públicas de Turismo de todo o país estão fechados durante 24 horas para inspeções e avaliar os possíveis danos a sua infraestrutura.

“Nossos pensamentos e orações estão com as famílias que perderam seus seres queridos” disse o ministro do Turismo, Fernando Alvarado. “Os equatorianos são um povo resistente e trabalhador, e estão unidos para ajudar aos seus compatriotas neste momento de necessidade. Estamos olhando para a frente e contamos com a grande colaboração de nossos sócios e amigos da indústria do turismo no Equador e através do mundo para ajudar a reconstruir as zonas mais afetadas ao longo da costa do Equador e parta restaurar o Turismo. Os visitantes que viajam ao Equador ou que planejam uma visita às zonas afetadas podem ter a confiança de que sua viagem não se verá afetada e podem sentir-se seguros para continuar com seus planos de visitar o nosso país”.

Para obter mais informação sobre o setor turístico o Departamento de Bem-estar Turístico no Ministério do Turismo atende no e-mail alejandra.montenegro@turismo.gob.ec.

Para obter informação sobre as vítimas e pessoas desaparecidas, os contatos são os consulados e embaixadas estrangeiras do Equador: https://google.org/personfinder/2016-ecuador-earthquake.

Doações: Banco Central do Equador. Beneficiário: Secretaría Gestión Riesgo/ Planta central (Secretaria de Gestión de Riesgos). Conta #: 101602. Código Swift: FLARCOBB. Banco Intermediário: Bank of América (Nova York). Intermediário Código Swift do banco: BOFAUS3N. Intermediário # de conta: 01121807.

Tópicos relacionados