Fernanda Cordeiro   |   14/06/2016 17:26

Instituto Inhotim de arte ao ar livre comemora 10 anos

Local possui o maior acervo de arte contemporânea do Brasil

Divulgação
O Instituto Inhotim completa dez anos de existência este ano. O local possui o maior acervo arte contemporânea do Brasil, além de ser considerado o maior centro de arte ao livre do País.

Localizado na cidade mineira de Brumadinho, município com 30 mil habitantes, o local existe desde meados de 1980, mas só chegou a ser colocado em prática dez anos atrás. A ideia inicial era abrigar a coleção de arte do seu criador, o empresário Bernardo Paz, que incluía trabalho de Portinari, Guignard e Di Cavalcanti.

O Instituto Inhotim funciona como um Centro de Arte Contemporânea e Jardim Botânico e está situado em uma área de 140 hectares. Um dos atrativos do local é forma diferente como as exposições acontecem, já que as obras ficam espalhadas por todo o parque, e não apenas em uma sala fechada.

Divulgação
Galeria Claudia Andjur
Atualmente, o local recebe hoje exposições de artistas nacionais e internacionais consagrados, desde Adriana Varejão até Yayoi Kusama. Segundo o instituto, desde sua inauguração mais de dois milhões de pessoas já visitaram o local, que é considerado pelo Tripadvisor um dos 25 museus mais bem avaliados do mundo.

O acervo do Instituto possui cerca de 1,3 mil obras, das quais 700 estão em exposição no momento. Além do acervo, projetos de novos artistas são inaugurados no local anualmente, incrementando ainda mais o acervo do local.

Divulgação
Galeria Tunga True Rouge
Pode-se dizer que o Instituto Inhotim é uma perfeita junção entre a arte contemporânea e a natureza. Isso porque grande parte do espaço está dentro de uma porção da Mata Atlântica e do Cerrado. Em 2010, os jardins receberam a chancela de Jardim Botânico pela Comissão Nacional de Jardins Botânicos (CNJB) por abrigar mais de cinco mil espécies de árvores, plantas e flores.

Inhotim está aberto para visitação de terça a sexta feira, das 9h30 às 16h30, e aos finais de semana e feriados, das 9h30 às 17h30. As quartas-feiras, a entrada é gratuita; de terça e quinta-feira, o ingresso custa R$ 25; já de sexta a domingo e nos feriados, a entrada custa R$ 40. Veja mais imagens do local no álbum.

Tópicos relacionados