Movida

Leonardo Ramos   |   06/01/2017 10:29

Viaje pelos 7 patrimônios naturais da Unesco no Brasil

O Brasil possui 7 Patrimônios Naturais selecionados pela Unesco; conheça

Segundo o site oficial da Unesco, os patrimônios naturais da entidade são “áreas consideradas excepcionais do ponto de vista da diversidade biológica e da paisagem”. Conhecido como lar da maior floresta tropical do mundo e possuidor de diversas belezas naturais, atualmente, o Brasil possui sete locais com a distinta posição, dentre elas formações geológicas únicas, ilhas desertas e florestas inabitadas. Confira a lista aqui:

PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU (PR)
Facebook/Cataratas do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu vista de cima
Cataratas do Iguaçu vista de cima
Eleita uma das sete novas maravilhas do mundo e tombado em 1986, o Parque Nacional do Iguaçu, em território dividido com a Argentina, possui uma das paisagens mais únicas do mundo: com cerca de 275 quedas d’água que podem chegar a até 82 metros de altura, as Cataratas do Iguaçu possuem aproximadamente 2,7 mil metros de extensão. Segundo site oficial do parque, a atração recebe anualmente 2,5 milhões de turistas do mundo inteiro, atrás apenas do Cristo Redentor no País.

PANTANAL (MT e MS)
Dreamstime
Foto aérea do Pantanal
Foto aérea do Pantanal
Tombada em 2000, o complexo de áreas protegidas do Pantanal, localizadas nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul com extensão superior a 187 mil hectares, possui uma das maiores áreas alagadas do mundo, com cerca de 151 mil quilômetros quadrados, segundo site do governo. A área protegida representa cerca de 1,3% da região do Pantanal no País, e embora seja considerada o menor bioma brasileiro, possui uma biodiversidade extremamente rica: segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, a região contém 3,5 mil espécies conhecidas de plantas, 463 de aves, 124 de mamíferos, 177 de répteis, 41 de anfíbios e 325 espécies de peixes de água doce.

REGIÃO CENTRAL DA FLORESTA AMAZÔNICA (AM)
Dreamstime
Rio na Floresta Amazônica
Rio na Floresta Amazônica
As áreas protegidas na região central da Floresta Amazônica, também tombadas no ano de 2000, possuem uma extensão de aproximadamente seis milhões de hectares, a maior de todo território nacional. Com uma das biodiversidades mais ricas do planeta, a floresta contém diversos animais em extinção, como o pirarucu, o peixe-boi amazônico, o jacaré-açu e botos.

PARQUES NACIONAIS DA CHAPADA DOS VEADEIROS E DAS EMAS (GO)
Flickr/Shinagawa
Cachoeira Almécegas na Chapada dos Veadeiros
Cachoeira Almécegas na Chapada dos Veadeiros
As duas regiões, tombadas como patrimônio natural em 2001, possuem um dos ecossistemas tropicais mais antigos e diversificados do mundo: o Cerrado. Com animais como tamanduá-bandeira, o tatu canastra e veado campeiro, a Chapada dos Veadeiros conta com grande variedade de paisagens, como rios, cachoeiras, paredões de pedra e muita vegetação, possuindo inclusive, segundo site oficial, áreas de até 2,5 bilhões de anos. Já o Parque Nacional das Emas é rico em espécies raras ameaçadas de extinção, como a onça-parda e a codorna-mineira.

FERNANDO DE NORONHA E ALTO DAS ROCAS (PE)
Divulgação/Tripadvisor
Praia em Fernando de Noronha
Praia em Fernando de Noronha
Pico da cordilheira submarina do Atlântico Sul, o arquipélago formado por Fernando de Noronha e a Reserva Biológica de Atol das Rocas (a 150 quilômetros da ilha), foi tombado em 2001. Famosa pelas praias paradisíacas, águas cristalinas e piscinas naturais, o arquipélago possui uma das maiores concentrações de pássaros marinhos tropicais do lado ocidental do Oceano Atlântico, além de ser um reduto de golfinhos e tartarugas marinhas.

COSTA DO DESCOBRIMENTO (BA e ES)
Mario C Bucci
Monte Pascoal, na Costa do Descobrimento - Fonte: http://bit.ly/2j8oxko
Monte Pascoal, na Costa do Descobrimento - Fonte: http://bit.ly/2j8oxko
Cobrindo uma área de mais de 112 mil hectares divididos em oito territórios nos Estados da Bahia e do Espírito Santo, a Costa do Descobrimento recebeu o selo da Unesco em 1999. Coberta pela Mata Atlântica e por restingas, a Costa possui diversas espécies endêmicas, e é dividida em três parques nacionais (Descobrimento, Monte Pascoal e Pau Brasil), duas reservas biológicas (Una e Sooretama) e três reservas particulares (Vera Cruz, Linhares e Pau Brasil)

RESERVAS DA MATA ATLÂNTICA DO SUL E SUDESTE
Dreamstime
Serra do Mar, na Mata Atlântica
Serra do Mar, na Mata Atlântica
Com 25 áreas protegidas formando um total de 470 mil hectares, a região tombada em 1999 possui algumas das áreas mais preservadas da Mata Atlântica. Com ambientes variando entre densas florestas, áreas de mangue e ilhas costeiras, destacam-se regiões como Morretes, com montanhas de mata fechada no Paraná, e a Serra do Mar, que corre pela costa do Oceano Atlântico. Possui também mais de 300 tipos de cavernas, inclusive a Casa de Pedra, o maior pórtico do mundo.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias