Movida

Marcos Martins   |   31/01/2018 03:00

Longe da folia: onde passar um Carnaval tranquilo

Lista inclui destinos do Nordeste ao Sul do Brasil

Para quem não gosta da agitação típica do Carnaval, que neste ano acontece dia 13 de fevereiro, ou simplesmente deseja descansar no feriado, o Ministério do Turismo reuniu algumas dicas de destinos com natureza, alguns mais românticos e outros que são famosos pela gastronomia. Há opções para todos os públicos e bolsos ao redor do Brasil.

Confira:

NATUREZA
As dicas de tranquilidade começam no litoral do Ceará, no destino Icaraí de Amontada, ou simplesmente, Icaraizinho. Essa é uma praia em que os turistas aproveitam a maré calma e as piscinas naturais. O local é considerado rústico e por lá o sinal de celular, por exemplo, é um pouco raro.
Divulgação/ Kayak
Chapada dos Veadeiros é ideal para trilhas e passeios ao ar livre
Chapada dos Veadeiros é ideal para trilhas e passeios ao ar livre
Ao viajante que prefere uma aventura na mata, há opções como as chapadas Diamantina (BA), Guimarães (MT) e Veadeiros (GO). Essas regiões possuem cachoeiras, florestas e paredões ideais para a prática de trekking, escalada, rapel, tirolesa, rafting e montagem de acampamentos.

ROMANCE
Para os casais que desejam passar esse tempo juntos, há dicas no interior de São Paulo e Rio de Janeiro, além do Sul do País. Quem visita Campos do Jordão (SP) na época de Carnaval, de acordo com o MTur, vai encontrar serviços mais baratos e aproveitar os passeios de teleférico, cavalgadas e visitas a jardins.
Divulgação/ Embratur
Petrópolis é uma das cidades mais charmosas da região serrana
Petrópolis é uma das cidades mais charmosas da região serrana
Na região serrana do Rio de Janeiro, os casais poderão conhecer cidades com construções históricas, clima ameno, vegetação verdinha e bonitos chalés prontos para hospedagem. Petrópolis, Itaipava e Visconde de Mauá são alguns dos municípios.

Já no Rio Grande do Sul, as cidades de Gramado e Canela são charmosas e oferecem uma gastronomia de vinhos e chocolates que podem ser apreciados em volta da lareira. Na serra catarinense, vale aproveitar o clima sossegado de Urubici, Bom Jardim da Serra e São Joaquim.

GASTRONOMIA

Divulgação/ Aprocan
Queijos mineiros são atrativos no interior
Queijos mineiros são atrativos no interior
Uma opção indicada aos amantes de boa culinária é a Serra da Canastra (MG), famosa pela sua infinidade de queijos. Nas fazendas da região, o viajante aprende sobre a iguaria e presencia desde a produção até o consumo do alimento. Além disso, é possível levar algumas peças para casa.

CALMARIA
Mesmo com algumas comemorações de carnaval, há destinos mais leves para aproveitar o feriado em família. Poços de Caldas (MG) e Domingos Martins (ES) são destinos certos para quem tem esse perfil. Na época da folia, Poços atrai as pessoas que buscam diversão em um ambiente tranquilo e acolhedor.
Divulgação Embratur/ Domingos Martins
Poços de Caldas tem carnaval tranquilo
Poços de Caldas tem carnaval tranquilo
Já em Domingos Martins, a celebração tem “jeitinho de interior”, como a própria prefeitura da cidade classifica. Isso porque, por lá, o som é tradicional, com marchinhas de carnaval executadas pela Banda Campinho, que anima os festejos carnavalescos da cidade há mais de 30 anos.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias