Fabíola Bemfeito   |   09/06/2010 14:43

Comitê diz que Morumbi não desistiu da Copa em SP

A polêmica em torno do estádio de São Paulo para a Copa 2014 - o Morumbi foi apontado como a arena oficial de São Paulo pelo governo do Estado e prefeitura -, mas a CBF segue dizendo que o estádio não terá condições de receber o evento mesmo a partir das reformas de adequação prometidas pelo SP

A polêmica em torno do estádio de São Paulo para a Copa 2014 continua. O Morumbi foi apontado como a arena oficial de São Paulo pelo governo do Estado e prefeitura, mas a CBF segue dizendo que o estádio não terá condições de receber jogos decisivos do evento (como a abertura da Copa, por exemplo) mesmo com as reformas de adequação prometidas pelo São Paulo F.C., dono do empreendimento. A decisão final, porém, caberá à Fifa, que é quem organiza o mundial.

A cidade de São Paulo pleiteia a abertura do evento e há uma série de exigências para o estádio que sedia o primeiro jogo da competição, o que o Comitê da Copa em SP garante estar sendo contemplado com o projeto do SPFC. A CBF corre por fora e defende a construção de um novo estádio - recentemente ganhou força uma arena na região de Pirituba, que já vem sendo chamada de Piritubão.

Um dos pontos polêmicos entre muitos é o fato de que a nova arena teria capacidade para 45 mil torcedores, número abaixo do que a Fifa exige para o jogo de abertura - mas ainda assim vem sendo defendida pela CBF, segundo informou o jornalista Juca Kfouri em seu blog.

Enquanto isso, o Comitê da Copa em SP afirma que a cidade tem outras prioridades ligadas à infraestrutura da metrópole para o evento e que não pretende usar a verba pública para a construção de arenas - a reforma no Morumbi seria executada pelo próprio SP com parceiros.

Hoje, em meio a afirmações de que o Morumbi teria desistido de sediar os jogos decisivos a partir de mudanças no projeto, o Comitê da Copa em São Paulo, que é liderado pelo presidente licenciado da SP Turis, Caio Luiz de Carvalho, enviou nota oficial sobre o tema. Veja o que diz o comunicado:

"A respeito do projeto paulista para a Copa do Mundo de 2014, informamos que o Comitê Executivo São Paulo para a Copa de 2014 vai continuar apoiando o Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi) como sede dos jogos do mundial de 2014 em São Paulo. Na próxima segunda-feira (14), um novo projeto de requalificação do Estádio do Morumbi será enviado ao Comitê Organizador Local (LOC) da Fifa.

Ainda que seja escolhido um projeto diferente do que o anteriormente apresentado, o que ainda não está acertado, isso não quer dizer que o Comitê Executivo São Paulo desistiu de ter o Morumbi como sede do jogo de abertura da Copa de 2014, inclusive porque a decisão será apenas a partir de 2011.

É importante ressaltar ainda que o Comitê São Paulo confia que o Morumbi será credenciado para abrigar jogos decisivos da Copa e acredita que, até 2014, não apenas será aprovado por toda a organização do evento, como estará entre os três melhores estádios do País."

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Fabíola Bemfeito

Fabíola Bemfeito tem 4490 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS