Rhaiane Sodré   |   13/10/2011 17:14

Salão RJ aguarda 40 mil visitantes; confira agenda

Fazer uma viagem pelo interior fluminense em plena praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Esta é a proposta do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Turismo, com a edição deste ano do Salão de Turismo, que será realizado nos dias 22 e 23 de outubro, das 10 às 22h. São esperados cerc

Fazer uma viagem pelo interior fluminense em plena praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Esta é a proposta do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, com a edição deste ano do Salão de Turismo, que será realizado nos dias 22 e 23 de outubro, das 10 às 22h. São esperados cerca de 40 mil visitantes.

Também com cunho acadêmico, a feira promoverá palestras, conferências, workshops e lançamentos.

Confira abaixo a programação completa:

Sábado - dia 22

10h - Sala 1 - Palestra: Turismo e Empreendedorismo, com a coordenadora Nacional de Turismo do Sebrae, Valéria Barros.
10h - Sala 2 - Mesa Redonda: Turismo e Eventos, com a diretora da Abeoc, Adriana Homem de Carvalho.
10h - Sala 3 – Turismo e Acessibilidade: a Experiência de Socorro, com o diretor de Turismo e Cultura do Município de Socorro, Carlos Álvares Tavares.

11h30 - Violeiros de Resende

12h - Banda Faixa Etária do Rio de Janeiro

13h30 - Sala 1 - Minicurso: Ferramentas de Gestão Pública do Turismo, com o professor adjunto do Departamento de Turismo da UFF, Aguinaldo Fratucci.
13h30 - Sala 2 - Minicurso: Estratégias de Marketing na Hotelaria, com o diretor da pós-graduação da ESPM, Eduardo Halpern.
13h30 - Sala 3 - Palestra: Pesquisa Diagnóstica de Capacitação para o Turismo – Métodos e Resultados (Prodetur), com o superintendente de Desenvolvimento Econômico e Social, do Ibam, Alexandre Albuquerque Santos.

15h - Dança Finlandesa de Itatiaia

16h - Sala 1 - Palestra: Desenvolvimento Turístico e o Papel dos Conselhos Municipais de Turismo, com o coordenador do curso de Turismo da UERJ de Teresópolis, professor Eduardo Mielke.
16h - Sala 2 - Minicurso: Gerenciamento de Expectativas nos Serviços, com professor de pós-graduação, Marketing de Serviços e Coordenador de TCC da ESPM, Rodrigo Siqueira.
16h - Sala 3 - Gestão de Negócios Turísticos e Inovação, com o coordenador Nacional dos Cursos de Turismo, Gastronomia e Hotelaria da Estácio de Sá, Victor Lamas.

17h30 - Coral Municipal de Petrópolis

18h30 - Sala 3 - Conferência (a confirmar) com o diretor presidente da Sebrae Nacional, Luiz Barretto Filho

20h - Banda Sinfônica Regional do PIM

Domingo - dia 23

10h - Sala 1 - Minicurso: Elaboração de Projetos Turísticos e Captação de Recursos, com o professor adjunto do Departamento de Turismo da UFF, João Evangelista.
10h - Sala 2 - Minicurso: Estratégias para a Abertura de Novos Negócios no Setor Hoteleiro, com o diretor e coordenador dos Cursos de RI e Administração da ESPM, Marcelo Guedes.
10h - Sala 3 - Turismo e Gastronomia, com o diretor do Vila St. Gallen, Vinicius Claussen.

12h - Cirandeiros de Paraty

13h30 - Sala 1 - Palestra: Planejamento e Gestão de Destinos Turísticos, com a coordenadora geral de Regionalização do Ministério do Turismo, Ana Clévia.
13h30 - Sala 2 - Mesa Redonda: Novas Tecnologias e Utilização de Redes Sociais em Turismo, com o professor titular da ESPM, Eduardo Ariel; diretor de Criação do RDS Comunicação, Robson Oliveira; e o diretor da Incena, Frederico Peixoto.
13h30 - Sala 3 - Mesa Redonda: Cadastur, Sistema de Classificação, Sistema de Transportes e FNRH on-line: a Importância da Formalização no Turismo, com o diretor de Operações, Marcos Paes, e os assessores da diretoria de Operações da TurisRio: Amilton Viana do Nascimento, Diva Orichio e Rosanna Lopez.

15h - Picolé Balerine do Porto Real

16h - Sala 1 - Mesa Redonda: Novos Negócios em Turismo, com o coordenador geral do Núcleo de Turismo Ebape da FGV, Luiz Gustavo, a gerente comercial de Hospitalidade do Rio Negócios Business, Christiane Furtado; e o vice-presidente do Teresópolis Convention & Visitors Bureau Nauro Ghres.
16h - Sala 2 - Mesa Redonda: Segmentos Turísticos: Turismo de Aventura, Turismo de Observação, Turismo Rural, com o sócio-diretor da Lagoa Aventuras e coordenador da Abeta-RJ, Gabriel Werneck, o diretor de Articulação da Abeta Nacional e CurtiRio Escola de Escalada, Raphael Raine, o presidente da Reserva Ecológica de Iguapiaçu, Nicholas Locke, e a consultora da Carteira de Turismo e Artesanato do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Bruna Neiva Gama.
16h - Sala 3 - Palestra: Baía de Guanabara: Desenvolvimento do Turismo Náutico e Potencialidades do Entorno, com a consultora em Planejamento Urbano e Ambiental Estratégicos e diretora da Área Urbano Ambiental da Techno-Bio, Denise Voguel.

17h30 - Jongo de Quissamã

18h30 - Sala 1 - Mesa Redonda: Redes de Cooperação em Turismo, com o sócio da rede Cama & Café, Leonardo Rangel, o diretor de Relações Institucionais da Unisol, Joel, e André Micaldas
18h30 - Sala 2 – Palestra: Búzios - de Aldeia de Pescadores a destino Turístico Internacional, com o diretor executivo do Búzios Convention & Visitors Bureau, Isac Tillinger.
18h30 - Sala 3 - Palestra: A Profissão do Turismólogo, com a presidente da ABBTur, Tânia Omena.

20h - Banda Kdabra de Cordeiro

21h - Beija-Flor de Nilópolis

Tópicos relacionados