Movida

Marina Marcondes   |   19/12/2017 10:37

Alunas brasileiras vencem desafio mundial da rede Accor

Com projeto inovador, dupla brasileira saiu vitoriosa e recebeu prêmio de 3 mil euros

Divulgação/ Accor

Um quarto que se transforma em estúdio, mas também pode se tornar um espaço de coworking, ou até receber grupos de amigos para um happy hour. Essa foi a base do projeto desenvolvido pelas alunas Camila Martin e Cibele Rocha, do Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Senac, que venceram o Desafio Mundial de Projeto proposto pela rede Accor. A premiação ocorreu em 24 de outubro, na sede do grupo, em Paris.

Realizada no decorrer de 2017, a iniciativa ainda contou com a participação de outras escolas de arquitetura e design do Brasil, França, Itália e Espanha. Atentas à necessidade de repensar o espaço do hotel para novas possibilidades e funcionalidades, além de gerar novos negócios e atendimento de uma demanda diversificada de serviços pelos hotéis da rede Accor, Camila e Cibele se concentraram no desenvolvimento de uma proposta inovadora e bem resolvida tecnicamente, com ênfase em flexibilidade e modularidade, fácil de ser desenvolvida em grande escala e universal.

Divulgação/ Accor

A responsável pela coordenação do curso, a professora Valéria Cássia dos Santos Fialho, defende que "o projeto foi muito bem desenhado e detalhado, com imagens que o ilustraram adequadamente, por meio de maquete eletrônica e renderizações, seguindo a proposta pedagógica aplicada em sala de aula". Valéria afirma ainda que a todo momento os alunos precisavam apresentar e defender seus projetos, nas mais diversas escalas de intervenção, fator essencial para a melhoria do projeto.

Apenas 22 instituições de ensino do mundo todo foram convidadas a participar da competição, organizadas em equipes de dois ou três alunos, sem limite de envio de projetos na primeira etapa classificatória. Participaram dessa fase estudantes da Alemanha, Austrália, Brasil, Espanha, França, Itália, Rússia, Singapura, Suíça e Turquia.

Em maio e junho, professores do curso desenvolveram um workshop interno, mobilizando 15 equipes que discutiram o tema e entregaram propostas preliminares. Três projetos foram selecionados e enviados no final de junho para disputarem a primeira seleção. Já na segunda etapa do desafio, dez trabalhos foram selecionados como finalistas, recebendo um prêmio de 1,5 mil euros cada. As equipes finalistas tiveram a oportunidade de apresentar os trabalhos pessoalmente, na sede da Accor na capital francesa, para um júri composto por arquitetos, gestores e diretores do grupo hoteleiro.

Divulgação/ Accor

Camila e Cibele contam que a experiência adquirida ao longo do curso também ajudou nesse momento. "Os professores exigem boas apresentações dos trabalhos em diversos formatos. Por isso, conseguimos elaborar uma apresentação sucinta e objetiva para o dia do evento final", afirma a dupla. Como vencedoras da competição, as alunas receberam um prêmio de 3 mil euros, além da possibilidade de terem seu projeto inserido efetivamente na rede, gerando futuras remunerações.
Este empresa apoia o Fórum PANROTAS 2018

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias