Movida

Marcos Martins   |   27/11/2017 12:45

Alerta de vulcão fecha aeroporto de Bali e evacua região

Ilha da Indonésia teme novas vítimas após 54 anos da última erupção

Divulgação/ Angkasa Pura Airports
Autoridades da Indonésia hoje o aeroporto de Bali devido ao "risco iminente" de haver uma nova erupção do Monte Agung após 54 anos de inatividade, de acordo com informações da Reuters. Autoridades locais ordenaram que os 100 mil moradores da região próxima ao vulcão, que está emitindo colunas de cinzas a grandes alturas, se retirem imediatamente.

A medida prejudicou 445 voos e cerca de 59 mil passageiros, mas o número de cancelamentos pode aumentar. “Colunas de fumaça são acompanhadas ocasionalmente por erupções explosivas e o som de estouros fracos que podem ser ouvidos a até 12 quilômetros do pico”, disse a Agência de Mitigação de Desastres (BNPB) em comunicado, após elevar o alerta de três para quatro (o mais alto).

“O potencial de uma erupção maior é iminente”, disse, referindo-se a um brilho de magma visível no cume do Agung surgido da noite para o dia, e aconselhando os moradores a se retirarem de uma zona de perigo em um raio de 8 a 10 quilômetros. Cerca de 40 mil pessoas já deixaram a área, mas boa parte dos moradores ainda precisam se retirar.

O Turismo diminuiu em Bali desde setembro, quando os tremores começaram a aumentar e o nível de alerta foi elevado ao máximo. Em outubro, quando a atividade sísmica se acalmou, foi reduzido. Em 1963, o Monte Agung deixou centenas de pessoas mortas.


*Fonte: Reuters

conteúdo original: http://bit.ly/2hYav6d

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias