Da Redação   |   04/12/2017 14:14

Estados Unidos e Coreia do Sul começam exercício aéreo

 A operação foi batizada de Vigilant Ice e também envolve, segundo comunicado do governo sul coreano, milhares de soldados.

Wikicommons / US Air Force
A operação contará com 230 aviões, entre eles, caças F-22 Raptor
A operação contará com 230 aviões, entre eles, caças F-22 Raptor

Os Estados Unidos e a Coreia do Sul começaram hoje um exercício aéreo conjunto previsto para durar cinco dias. A manobra – uma das maiores já realizadas pelos dois países – vai utilizar 230 aviões, entre eles, caças F-22 Raptor. A operação foi batizada de Vigilant Ice e também envolve, segundo comunicado do governo sul coreano, milhares de soldados.

"É uma provocação aberta, em todos os níveis, contra a Coreia do Norte que poderia resultar em uma guerra nuclear a qualquer momento", afirmou o editorial do jornal estatal norte-coreano Rodong acerca do exercício estadunidense e sul-coreano. "Faria bem recordar que seu exercício militar [dos Estados Unidos] dirigido contra a Coreia do Norte será tão estúpido como um ato que precipita sua autodestruição."

A troca de acusações entre os dois governos continua. Há duas semanas a Coreia do Norte foi incluída na lista dos países que os Estados Unidos classificam como terrorista. A reação da Coreia do Norte veio na quarta-feira (29), quando Pyongyang lançou o míssil no mar do Japão. O Pentágono não confirmou a informação, mas reconheceu que o míssil é o maior já lançado pelo país adversário.

O governo norte-americano pediu novas sanções contra a Coreia do Norte ao Conselho de Segurança das Nações Unidas e interlocutores do governo Donald Trump afirmam que a possibilidade de uma guerra aumenta dia após dia.


*Fonte: Agência Brasil

conteúdo original: http://bit.ly/2ijjC1I

Tópicos relacionados