Movida

Janize Colaço   |   10/01/2018 16:54

Terremoto de 7,6 sacode Caribe e emite alerta de tsunami

Tido como um dos mais fortes já registrados, os tremores tiveram magnitude de 7,6 em Honduras e chegou a provocar alerta de tsunami.

Wikicommons / Garcia.dennis

Um forte terremoto atingiu ontem (9) o Caribe. Tido como um dos mais fortes já registrados na história da região, os tremores, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), tiveram magnitude de 7,6 em Honduras e chegaram a provocar alerta de tsunami em destinos como Porto Rico, Ilhas Virgens Britânicas, Ilhas Cayman, Cuba, Jamaica e México — porém o mesmo foi cancelado horas depois.

O terremoto, que atingiu cerca de 125 quilômetros ao norte de Honduras, sacudiu o continente por volta das 22h do horário local. Segundo as autoridades hondurenhas, houve relatos de rachaduras em edifícios, sobretudo nas províncias Gracias a Dios, Colón, Olancho e áreas afastadas como Cedeño e o Distrito Central. Apesar disso, até o momento não há informações sobre vítimas.

Pelo Twitter, o presidente eleito de Honduras, Juan Orlando Hernández, solicitou que a população mantenha a calma e que o sistema de emergência fora ativado em todo o território.


As demais ilhas caribenhas e países da América Central também se comunicaram suas populações, ainda que o alerta de tsunami tenha sido revogado. México e Guatemala, por exemplo, registraram mudanças nos níveis das ondas — que poderão ter um aumento de até 30 centímetros —, e também solicitam que os habitantes e turistas permaneçam onde estão.


*Fonte: El País e Travel Mole

conteúdo original: http://bit.ly/2D114zh

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias