Artur Luiz Andrade   |   02/10/2008 17:45

Tam cria Núcleo de Negócios em São Paulo

Tam cria Nucleo de Negocios em Sao Paulo A nova organizacao da area de vendas da Tam comecou a funcionar esta semana, com a Flytour e a Gapn

A nova organização da área de vendas da Tam começou a funcionar esta semana, com a Flytour e a Gapnet, os dois maiores clientes da companhia aérea. Segundo o diretor comercial da Tam, Klaus Kühnast, que falou sobre a nova estrutura durante o último Top Tam, em Mogi das Cruzes, "antes a organização de vendas era por região. Agora, com a criação dos key account managers será por clientes".

Esses gerentes serão responsáveis pela parte estratégica e a política comercial com 100 grandes contas, que representam pouco mais de 70% das vendas da Tam. Marcos Professiori ficará com a consolidação e Kelly Fantossi com as agências de viagens corporativas.

Os gerentes de Vendas das bases cuidam dos outros clientes (que respondem por 30% das vendas, já que essas 100 maiores ficam com 70%) e de alguns pedidos operacionais das filiais dos 100 clientes, como reemissões, MCO...

"Tudo é tratado e negociado com o Núcleo de Negócios, gerenciado por César Faria, baseado em São Paulo. Esse núcleo é responsável por atender aos clientes do Professiori e da Kelly. César tem dois coordenadores, um para cada um dos key account managers, e hoje uma equipe de dez pessoas, pois começamos apenas com os dois maiores clientes da Tam, a Flytour e a Gapnet. Daqui a três semanas, incorporaremos ao núcleo o atendimento à Carlson Wagonlit, BBTur, CVC, Maringá e Advance. Até o final do ano chegaremos às 50 maiores e em 2009 completaremos as 100 maiores contas da Tam. A estrutura do núcleo crescerá de acordo com o aumento de clientes atendidos", explica Kühnast.

Há ainda três gerentes regionais, sendo que Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo se reportam diretamente a Klaus Kühnast. Com essa mexida, a Tam dará, segundo ele, mais agilidade e presteza no atendimento, conhecendo a fundo os clientes e suas necessidades. A entrevista completa você poderá ler na próxima edição do Jornal PANROTAS.

Veja como ficou a estrutura comercial da Tam:

Vice-presidente comercial e de Planejamento — Paulo Castello Branco

Diretor comercial — Klaus Kühnast

GERENTES

Key account managers — Marcos Professiori e Kelly Fantossi
Gerente do Núcleo de Negócios — César Faria
Gerentes regionais — Cícero Blotta (Sul e Minas Gerais), Marcio Ferreira (Centro-Oeste e Norte) e Silvio Casarini (Nordeste)
Gerente de Gestão Comercial — Marcos Rogério
Gerente de Distribuição — Marco Antonio Souza
Gerente de Vendas Internacionais — José Roberto Pereira

GERENTES DE VENDAS

SUL
Rio Grande do Sul — Rodrigo Caniellas
Santa Catarina — Wanderlei Fraga
Paraná — Cláudio Isolani (Curitiba e Foz do Iguaçu) e Jary Jr. (Londrina e Maringá)

SUDESTE
Rio de Janeiro e Espírito Santo — Robson Gaglianone
Interior de São Paulo — Otoniel Garcia
São Paulo Capital — Marcos André
Ribeirão Preto e Uberlândia — Fábio Faccio
Belo Horizonte — Terci Rodrigues

NORDESTE
Bahia — Alessandra Barreto Esper
Sergipe e Alagoas — Átila Borges
Pernambuco e Paraíba — Bruno Sales
Ceará e Rio Grande do Norte — Riberto Balduíno
Piauí — Nilo Angeli Jr.
Maranhão — Carvalho Cruz

NORTE
Amazonas e Belém (PA) — Danielle Lemes, baseada em Manaus
Marabá — César Bonifácio
Amapá — Oira Queiroz
Acre — Sandra Vieira
Roraima — Diogo Vasconcelos
Rondônia — Alcir Nazário
Tocantins — Winderson Menezes

CENTRO-OESTE
Distrito Federal — Therezinha Baldoni
Goiás — Márcio Ferreira (interino)
Mato Grosso e Mato Grosso do Sul — Sebastião Borges

OUTROS
Secretária Diretoria Comercial — Rochelle Manica
Coordenadores Núcleo de Negócios — Paulo Baptista e Julia Arjonas