Diego Verticchio   |   18/09/2012 12:54

Governo do Rio prorroga redução da alíquota de ICMS

O Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio) e governo do estado do Rio assinaram ontem, no Palácio Guanabara, protocolo de intenções para prorrogação por dez anos da alíquota reduzida de 4% para 2% de ICMS

O Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio) e governo do Estado do Rio de Janeiro assinaram ontem (segunda-feira, dia 17), no Palácio Guanabara, protocolo de intenções para prorrogação por dez anos da alíquota reduzida de 4% para 2% de ICMS.

“Mesmo com a redução de ICMS a arrecadação cresceu, principalmente por conta da alta empregabilidade dos bares e restaurantes do Rio”, afirmou o presidente do SindRio, Pedro de Lamare, após apresentar dados sobre os empregos na gastronomia. Hoje, a alimentação fora do lar é o maior empregador do estado, e o setor é o que mais emprega entre os jovens de 18 anos a 24 anos.

O governador fluminense Sérgio Cabral elogiou a capacidade empreendedora dos bares e restaurantes do Rio. “O que estamos fazendo hoje, nessa área estratégica, é não deixar cair a receita e ajudar a gerar mais empregos. E está dando certo”, definiu o governador. De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda, a alimentação recolheu, de janeiro de 2011 a junho deste ano, R$ 261,3 milhões.

Durante a cerimônia, Cabral anunciou que o Estado vai aderir ao convênio do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), retirando a gorjeta (de 10%) do cálculo do ICMS, para o setor de alimentos e bebidas no Rio. A medida representará um repasse integral dos 10% aos funcionários.

Tópicos relacionados