Francieli Spadari   |   25/10/2013 14:55

Ibope e-commerce apresenta perfil do comprador online

Um estudo feito este mês pelo Ibope e-commerce com os internautas das principais regiões metropolitanas do país que participam do painel contínuo de comércio eletrônico, e que representam 80% do consumo do país, mostra que 86% deles já fizeram compras pela internet.

Estudo feito pelo Ibope e-commerce com internautas das principais regiões metropolitanas do País mostra que 86% deles já fizeram compras pela internet. A pesquisa O Caminho do Consumo foi apresentada hoje pelo diretor executivo do Ibope e-commerce, Alexandre Crivellaro, durante o congresso E-Commerce Brasil Operações & Negócios 2013, em São Paulo.

O segmento de e-commerce ainda prevalece entre as classes A/B, com 65% de sua representatividade, sendo que 18% dos ouvidos moram em São Paulo e 16% no Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Apesar de a mobilidade impulsionar o crescimento do e-commerce, a maioria das pessoas ainda se sente mais segura em comprar por meio de computadores ao invés de smartphones e tablets.

“Das buscas de informações sobre produtos e serviços de comércio eletrônico no Brasil, dispositivos como smartphones e tablets foram utilizados por 38% e 18% dos entrevistados, respectivamente”, explica Crivellaro. “O computador ficou bem na frente, utilizado por 98% das pessoas ouvidas na pesquisa”, completou o executivo.

A comodidade foi o fator positivo mais apontado pelos entrevistados, com 93% de citações. Melhores preços e a variedade na escolha dos produtos também foram itens muito citados, com 85% e 66% das respostas, respectivamente. As principais críticas dos internautas que compram pela internet se referem à impossibilidade de ver os produtos ou experimentá-los, com 84% das respostas; o medo de não receberem os produtos, com 56%; e a falta de opção para agendar a entrega do produto, com 54% das respostas.

“Diante de um problema com uma compra on-line, ao serem indagados sobre qual é a primeira coisa que costumam fazer, 58% dos entrevistados disseram que buscam solucionar o problema via e-mail ou por chat, 33% buscam solucionar o problema via SAC e apenas 7% colocam o problema nas redes sociais”, finaliza Alexandre.

METODOLOGIA
A pesquisa O Caminho do Consumidor representa cerca de 80% do consumo do Brasil ou cerca de 45,77 milhões de usuários de internet ativos. Seu período de campo foi realizado em outubro de 2013 e ouviu 406 entrevistados do painel de e-consumers do Ibope e-commerce, nas nove principais regiões metropolitanas do Brasil, mais o interior de Sul e Sudeste.

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