Francieli Spadari   |   25/10/2013 14:55

Ibope e-commerce apresenta perfil do comprador online

Um estudo feito este mês pelo Ibope e-commerce com os internautas das principais regiões metropolitanas do país que participam do painel contínuo de comércio eletrônico, e que representam 80% do consumo do país, mostra que 86% deles já fizeram compras pela internet.

Estudo feito pelo Ibope e-commerce com internautas das principais regiões metropolitanas do País mostra que 86% deles já fizeram compras pela internet. A pesquisa O Caminho do Consumo foi apresentada hoje pelo diretor executivo do Ibope e-commerce, Alexandre Crivellaro, durante o congresso E-Commerce Brasil Operações & Negócios 2013, em São Paulo.

O segmento de e-commerce ainda prevalece entre as classes A/B, com 65% de sua representatividade, sendo que 18% dos ouvidos moram em São Paulo e 16% no Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Apesar de a mobilidade impulsionar o crescimento do e-commerce, a maioria das pessoas ainda se sente mais segura em comprar por meio de computadores ao invés de smartphones e tablets.

“Das buscas de informações sobre produtos e serviços de comércio eletrônico no Brasil, dispositivos como smartphones e tablets foram utilizados por 38% e 18% dos entrevistados, respectivamente”, explica Crivellaro. “O computador ficou bem na frente, utilizado por 98% das pessoas ouvidas na pesquisa”, completou o executivo.

A comodidade foi o fator positivo mais apontado pelos entrevistados, com 93% de citações. Melhores preços e a variedade na escolha dos produtos também foram itens muito citados, com 85% e 66% das respostas, respectivamente. As principais críticas dos internautas que compram pela internet se referem à impossibilidade de ver os produtos ou experimentá-los, com 84% das respostas; o medo de não receberem os produtos, com 56%; e a falta de opção para agendar a entrega do produto, com 54% das respostas.

“Diante de um problema com uma compra on-line, ao serem indagados sobre qual é a primeira coisa que costumam fazer, 58% dos entrevistados disseram que buscam solucionar o problema via e-mail ou por chat, 33% buscam solucionar o problema via SAC e apenas 7% colocam o problema nas redes sociais”, finaliza Alexandre.

METODOLOGIA
A pesquisa O Caminho do Consumidor representa cerca de 80% do consumo do Brasil ou cerca de 45,77 milhões de usuários de internet ativos. Seu período de campo foi realizado em outubro de 2013 e ouviu 406 entrevistados do painel de e-consumers do Ibope e-commerce, nas nove principais regiões metropolitanas do Brasil, mais o interior de Sul e Sudeste.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Francieli Spadari

Francieli Spadari tem 398 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS