Rafael Carreira   |   12/02/2014 13:26

Turistas dos Brics crescem 45% em dois anos no País

Os turistas vindos de nações do grupo Brics (China, Índia, Rússia e África do Sul, além do Brasil), estão aumentando a participação no fluxo de visitantes internacionais no território brasileiro. O número de visitantes destes países que vieram ao Brasil cresceu mais de 45% entre 2010 e 2012.

Os turistas vindos de nações do grupo Brics, formado pelos emergentes China, Índia, Rússia e África do Sul, além do próprio Brasil, estão aumentando a participação no fluxo de visitantes internacionais no território brasileiro. De acordo com o Anuário Estatístico do Ministério do Turismo, o número de visitantes destes países que vieram ao Brasil cresceu mais de 45% entre 2010 e 2012.

O crescimento mais expressivo foi da China com um salto de 74% na emissão de turistas. O número de chineses que desembarcaram no País passou de 37,8 mil em 2010 para 65,9 mil em 2012. Segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT), a China é atualmente o maior emissor de turistas do mundo.

A Rússia foi o país que registrou o segundo maior crescimento, passando de 15,3 mil para 25,1 mil turistas no mesmo período. Com isso, a elevação no número de emissões ficou em 37,41%. Na seqüência aparecem os turistas indianos, com aumento de 17,3%, e os sul-africanos, com 8,1%.

Apesar do aumento da sua participação no receptivo brasileiro, os países do Brics ainda não figuram na lista dos principais países emissores de turistas para o Brasil. A lista é liderada pela Argentina, seguida dos Estados Unidos, e de países sul-americanos e europeus.

Tópicos relacionados