Rodrigo Vieira   |   13/07/2017 13:15

Quase todos estrangeiros que vêm ao Brasil querem voltar

Pesquisa do MTur entrevistou 37,6 mil estrangeiros


Foz do Iguaçu está entre os principais destinos mencionados pelos visitantes de lazer
Foz do Iguaçu está entre os principais destinos mencionados pelos visitantes de lazer

Embora tenha sido levantado recentemente que um terço do mundo tenha perdido o interesse de viajar ao Brasil, nem tudo é má notícia em relação ao inbound no País. Indica o Ministério do Turismo que, aqueles que vêm, desejam repetir a visita. Em pesquisa divulgada hoje, o MTur aponta que 95% dos estrangeiros que estiveram no Brasil em 2016 têm intenção de voltar ao território brasileiro. O levantamento avaliou 16 itens de infraestrutura e serviços turísticos, como hospitalidade, alojamento, gastronomia, aeroportos, segurança, limpeza, sinalização turística, entre outros. Ao todo, 37.634 turistas foram entrevistados.

À exceção da categoria ‘telefonia e internet’, que recebeu o menor índice de aprovação, de 69,6% dos entrevistados, os demais 15 itens receberam avaliações superiores à 70%, como hospitalidade (98 %), alojamento (95,7 %), gastronomia (95,4%) e restaurantes (95%). A avaliação final da experiência no Brasil foi positiva para 87,7% dos entrevistados.

Ao todo, 56,8% dos turistas que visitaram o Brasil em 2016 vieram da América do Sul, um crescimento de 32,2% em cinco anos. Os argentinos seguem na liderança entre os vizinhos e representam 34,9% do total de visitantes no País. Somada às participações de Paraguai (4,8%) , Chile (4,7%) e Uruguai (4,3%) , respondem por 48,7% do receptivo brasileiro.

A segunda principal origem dos turista são os Estados Unidos, com pouco mais de 570 mil visitantes em 2016. França e Alemanha destacam-se entre os europeus, ocupando respectivamente a sexta e sétima posição.

Apesar de representarem maioria entre os estrangeiros que nos visitam, os sul-americanos gastam pouco em nosso País. A pesquisa revela que os turistas provenientes dos países europeus e dos Estados Unidos tem um gasto per capita de aproximadamente o dobro do verificado entre os visitantes da América do Sul, com destaque para os norte-americanos que gastaram US$ 1.234, mais do que o dobro dos argentinos, com US$ 548,92.

Turismo no Brasil

O turismo de “Sol e Praia” continua sendo o principal atrativo da vinda ao Brasil, responsável por 68,8% da motivação das viagens a lazer. Já 16,6% dos estrangeiros buscavam natureza, ecoturismo ou aventura em sua experiência em nosso País e 9,7% citaram o turismo cultural com principal motivo da escolha pelo País. Os entrevistados também destacaram como motivação a visitas a amigos e parentes (21%) e negócios, eventos e convenções (18,7%).

O Rio de Janeiro continua sendo o destino turístico preferido pelos turistas de lazer, representando 32,2% desse grupo, seguido por Florianópolis (17,9%) , Foz do Iguaçu, no Paraná (13,2%), e São Paulo (9,1%) .

No turismo de negócios, as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte são as mais visitadas.

A pesquisa também apontou o aumento da procura pela hospedagem alternativa. Apesar de mais da metade (51,5 %) dos estrangeiros ainda optarem por hotéis – percentual que se mantém estável nos últimos cinco anos – 16,7 % dos turistas internacionais optaram pelo aluguel de casas.

Levantamento

A Pesquisa Demanda Internacional é realizada anualmente pelo Ministério do Turismo para verificar o perfil dos turistas estrangeiros - gastos, destinos, local de residência, motivações, interesses, hábitos e avaliações. Em 2016, foram entrevistados 37.634 turistas internacionais em 15 aeroportos internacionais e 10 fronteiras terrestres, durante cinco momentos do ano. Nesta edição, a pesquisa considerou como etapa especial a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.


*Fonte: Agência Brasil

Tópicos relacionados