Movida

Maria Izabel Reigada   |   06/03/2013 15:36

Turismo internacional soma 6,8 bi de pernoites em 2012

Crescimento de 4% nas viagens internacionais no ano passado, chegando a 6,8 bilhões de pernoites e projeção de aumento de 3% neste ano.

Crescimento de 4% nas viagens internacionais no ano passado, chegando a 6,8 bilhões de pernoites e projeção de aumento de 3% neste ano. Esses foram alguns dos números apresentados pelo estudo Tendências em Viagens Globais 2012/2013, que o IPK International Group apresentou hoje durante a ITB Berlim, na Alemanha. Embora a Organização Mundial do Turismo (OMT) tenha comemorado a marca de um bilhão de chegadas internacionais em 2012 – pela primeira vez na história –, o estudo do IPK aponta para cerca de 840 milhões de viagens internacionais, número 4% superior ao do período anterior.

Em relação aos pernoites, o crescimento foi de 2%, mas, em se tratando dos gastos dos turistas internacionais, as estatísticas sobem para aumento de 7%, com 913 bilhões de euros contabilizados. Mereceu destaque no estudo a diferença de resultados entre os destinos apresentados como “velhas economias”, no caso europeu, e “novas economias”, onde aparecem os Brics, entre outros. “Projetamos para este ano um crescimento de 7% na demanda por viagens internacionais nas novas economias da Ásia. Ao mesmo tempo, a expectativa é de crescimento de apenas 2% nas economias velhas da Europa, enquanto na América do Norte não haverá crescimento”, disse o CEO do IPK International Group, Rolf Freitag. Na América do Sul, o crescimento projetado para este ano é de 2%.

Apresentada na Alemanha, a pesquisa destacou o recorte europeu. Em 2012, os europeus viajaram 2% mais para o Exterior, chegando a 421 milhões, sendo 85% delas dentro do próprio continente. As despesas desses visitantes somaram 353 bilhões de euros, aumento também de 2% em relação ao ano anterior, enquanto os pernoites totalizaram 3,5 bilhões, mesmo número verificado em 2011. “Em termos de viagens mais frequentes realizadas pelos europeus no ano passado, os destinos urbanos cresceram 12%, enquanto as viagens de sol e mar aumentaram apenas 1%”, explicou.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias