Movida

Rodrigo Vieira   |   18/11/2016 01:00

Rendição do Turismo à tecnologia é tema em novo fórum

SALVADOR - Discussões sobre Tecnologia como agregadora de valor ao Turismo abriram o Forum Turistic Brasil, evento que acontece há quatro anos em Barcelona, e pela primeira vez sai da Espanha para pousar na capital baiana. Estudos de caso, vitrine de soluções tecnol&oacu


Robson Araújo/Divulgação Turistic
Augusto Rocha, do PMWeb, Claudia Martinelli, do Tripadvisor, Greetje de Haan, do Decolar, e Luigi Rotunno, da ABR, no primeiro painel do Fórum Turistic Brasil
Augusto Rocha, do PMWeb, Claudia Martinelli, do Tripadvisor, Greetje de Haan, do Decolar, e Luigi Rotunno, da ABR, no primeiro painel do Fórum Turistic Brasil

SALVADOR - Discussões sobre Tecnologia como agregadora de valor ao Turismo abriram o Fórum Turistic Brasil, evento que acontece há quatro anos em Barcelona, e pela primeira vez sai da Espanha para pousar na capital baiana. Estudos de caso, vitrine de soluções tecnológicas, encontros para troca de experiências terão espaço neste dia 18, no Sheraton Bahia Hotel. E quem puxou a fila foi Greetje de Haan, do Decolar.com, Claudia Martinelli, do Tripadvisor, e Augusto Rocha, do PMWeb, mediados em painel por Luigi Rotunno, da ABR.

Greetje reforçou a importância do mobile e apontou o espaço que o Brasil ainda tem para crescer no on-line. “Pouco mais de 117 milhões de brasileiros têm acesso à internet, mas eles representam apenas 58% da população. Isso significa que há muito potencial para vender e divulgar seus produtos no on-line”, afirmou, demonstrando o domínio do Decolar nesse mercado. “Mais de 90% dos turistas da América Latina que compram on-line entram no site antes de planejar qualquer coisa sobre a viagem.”

Para ela, é difícil prever o que será das OTAs nos próximos cinco anos, mas dá para traçar um provável cenário. “Não teremos muitos players novos, pois já há muita opção de OTAs no mercado. Entrarão, portanto, os que conseguirem fazer o ‘jogo do customizado’, que é atender o cliente caso a caso, e também aqueles que acertarem o melhor retargeting”, sugere a holandesa, diretora de Hotéis do Decolar.

A gerente de Relacionamento do Tripadvisor no Brasil, Claudia Martinelli, apresentou dados da última edição do Trip Barometer 2016, realizado pela empresa. Entre alguns destaques estão a liderança do Brasil no número de usuários que acessam a plataforma via mobile no mundo. Os dados também mostram que os brasileiros têm como atividade turística preferida passear na praia e conhecer a história de uma cidade.


Robson Araujo/Divulgação Turistic



“Além disso, dos brasileiros que viajaram nos últimos 12 meses, 48% optaram por destinos nacionais”, aponta Claudia. “Os Estados Unidos foram o segundo destino preferido, com 8% das escolhas, seguido por Europa, com França, Itália, Portugal e Espanha, que juntos somam 15%.” O Tripadvisor recebe 380 milhões de visitantes únicos por mês no mundo inteiro, que resultam em 400 milhões de avaliações e 280 novas postagens por minuto.

Augusto Rocha, da PMWeb, encerrou o painel reforçando as rupturas que as tecnologias têm representado no mercado do Turismo. Entre provocações aos cerca de 250 participantes, ele mencionou a estratégia da Accor com o Fastbooking, ferramenta de desenvolvimento de canais digitais para hotéis independentes.

“A mesma rede hoteleira comprou concorrente de luxo do Airbnb, o One Fine Stay. No que esses franceses querem se transformar? Em um gigante para concorrer com Expedia e Priceline Group, do Booking. Por que só vender hotéis da Accor em uma plataforma com tecnologia suficiente para vender outros produtos e até hotéis concorrentes? Isso é um movimento sem volta, pois quando você entra em uma briga, não dá mais para sair dela”, avaliou Rocha.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias