Danilo Teixeira Alves   |   01/04/2015 17:41

Oficina debate qualificação para o mercado de feiras

A Academia Brasileira de Eventos e Turismo realizou hoje a segunda edição da Oficina “Universidades e Empresas, conjugando e aprimorando mercados”.

PANROTAS / Emerson Souza
Sérgio  Pasqualin, da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, Silvia Valente, da Anhembi Morumbi, e Abdala Jamil Abdala, da Francal Feiras
Sérgio Pasqualin, da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, Silvia Valente, da Anhembi Morumbi, e Abdala Jamil Abdala, da Francal Feiras
A Academia Brasileira de Eventos e Turismo realizou hoje a segunda edição da oficina “Universidades e Empresas, conjugando e aprimorando mercados”. O evento, na capital paulista, promovido na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), teve como objetivo discutir estratégias para o aprimoramento, crescimento e qualificação para o mercado de feiras entre alunos e docentes de grandes universidades, empresários do setor, associações de classe.

A oficina contou com cinco painéis, que discutiram a gestão estratégica das feiras, desde a organização até a comercialização, estratégias de segmentação das feiras, ferramentas para promoção e valorização, hospitalidade, cerimonial e protocolo. Participaram dos debates professores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Anhembi Morumbi, ESPM, Senac e Faap, além de debatedores que compõem a direção de empresas e entidades como Associação Paulista de Supermercados (Apas), Francal, Couromoda, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e cerimonialistas.

“É uma oportunidade ímpar para que empresas, universidades e alunos troquem ideias e experiências. Um dos objetivos da oficina é provocar novas reflexões e forma de relacionamento entre esses mercados”, disse o presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, Sérgio Medina Pasqualin. Segundo ele, sua intenção é despertar no estudante a dedicação e o interesse no segmento. “Nós, como profissionais de eventos, precisamos tomar as rédeas do nosso cenário de atuação”.

Para o presidente da Francal, Abdala Jamil Abdala, as feiras estão cada vez mais profissionais porque estão segmentadas. “A profissionalização de um evento está ligado diretamente a segmentação. Hoje, expositor e comprador de feira quer atingir o seu público alvo, sem perder tempo. Sem segmentação, as feiras não têm futuro”, disse. Já para Silvia Valente, da Anhembi Morumbi, falta relacionamento e divulgação entre o mercado de trabalho e as instituições de ensino. “Se a empresa não der chance a um recém-formado, como ele vai adquirir experiência? Não podemos jogar fora a teoria que os alunos aprendem nas faculdades”, disse.

PROJETO EDUCACIONAL
As oficinas promovidas pela academia fazem parte das estratégias do novo Projeto Educacional criado pela entidade, que visa à realização de estágios monitorados nacionais e internacionais a jovens estudantes. “A academia tem tido a oportunidade de criar vínculos de qualidade entre os diferentes setores que compõem nossa sociedade: setor acadêmico, setor empresarial, e setor público, ligados ao turismo e eventos de nosso País, por meio do incentivo à discussão e engajamento entre esses setores, mostrando a possibilidade de um olhar e caminhos parceiros, com propostas inéditas e inovadoras para o bem comum”, destacou Pasqualin.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Danilo Teixeira Alves

Danilo Teixeira Alves tem 6690 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link https://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/eventos/2015/04/oficina-debate-qualificacao-para-o-mercado-de-feiras_112599.html ou as ferramentas oferecidas na página. Todo o conteúdo produzido pela PANROTAS Editora é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização da PANROTAS Editora (copyright@panrotas.com.br).

Mais notícias