MTur anuncia recordes no turismo e "PAC" do setor

|

Netto Moreira
Na home e aqui, a presidente Dilma Rousseff ao lado do ministro do Turismo, Gastão Vieira (foto divulgação)
O ministro do Turismo, Gastão Vieira, participou da abertura da “Conferência Internacional Turismo: Desenvolvimento, Inclusão Social e Integração Regional”, na manhã desta segunda (dia 28), ao lado do secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Taleb Rifai; do governador do Ceará, Cid Gomes; entre outras autoridades.

No encontro, Vieira disse que a presidenta Dilma Rousseff autorizou a elaboração do Programa de Aceleração do Turismo, o “PAC” do setor, que permitirá integração do MTur com outras pastas, como a do Meio Ambiente, dos Transportes e da Defesa – responsável pela Aviação Civil.

Em seguida, tratou da abertura do Sistema de Convênio (Siconv) para a inserção de propostas de projetos estruturantes dos 65 destinos indutores de desenvolvimento regional, os quais poderão ser financiados pelo Ministério. “Poderemos financiar, também, projetos de estudo de impacto ambiental”, ressaltou.

RECORDES
O ministro discursou sobre o momento positivo do turismo brasileiro e o fato de o mês de novembro registrar recordes em relação ao ano de 2010: 72 milhões de desembarques domésticos, oito milhões de desembarques internacionais e receita cambial próxima a US$ 6 bilhões, valor que teve incremento de US$ 100 mil em relação a 2010.

“Temos a missão de colocar na pauta econômica do país o turismo como importante ferramenta de geração de emprego, inclusão social e superação da crise internacional”, declarou Vieira.
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA