Leonardo Ramos   |   09/10/2017 14:08

Amex fecha acordo e não será taxada por British e Iberia em emissões GDS

Com acordo, clientes da American Express não serão taxados na cobrança das aéreas do Grupo IAG, que deve começar em novembro; uma TMC e duas agências também fecharam parceria com as aéreas, e usarão NDC

Arquivo PANROTAS
A American Express Global Business Travel (GBT) acaba de firmar uma parceria com as aéreas British Airways e Iberia, do Grupo IAG, referente à taxa de oito libras esterlinas que as aéreas cobrarão de bilhetes adquiridos nos GDS a partir de novembro. Com o acordo, os clientes da empresa de cartões de crédito ficarão isentos da taxa ao adquirir as passagens.

"Com a assinatura deste acordo, os clientes American Express GBT poderão ter acesso a todo conteúdo distribuído no GDS em um futuro próximo sem ter que pagar a taxa adicionai", afirmou a empresa em comunicado, veiculado pelo site francês Tour Mag.

Além disso, tanto British quanto Iberia acabam de anunciar que uma TMC e duas redes de agências de lazer aderiram à sua distribuição via New Distribution Capability, o NDC, da Iata. Com o ingresso no novo sistema, as parceiras também evitarão a taxa de oito libras esterlinas das compras via GDS.

Segundo comunicado da British, a Hogg Robinson Group (HRG) é a TMC, e a parceria aplica-se para todas as operações da HRG na Europa, exceto no Reino Unido, na Itália e na Suíça. O COO da empresa, Bill Brindle, porém, já afirmou que o acordo deve se estender em breve para o mercado britânico. "Estamos trabalhando com a British, com a Iberia e nossos parceiros de tecnologia em acordos similares para adentrar no Reino Unido e outros mercados", explicou.

Já as duas agências de viagens de lazer seriam o Lotus Group, que opera as marcas DialFlight e Supertravel, e o grupo Travel Up, sendo ambas baseadas no Reino Unido.

CUSTO ELEVADO
Segundo a Presstur, as duas companhias do IAG teriam realizado um acordo com associação que reúne os principais fornecedores de software de gestão para agências de viagens, a Aticav, na Espanha, para “facilitar o desenvolvimento da integração no sistema NDC”. O acordo evidenciaria o alto custo que as empresas tem para se adaptar as conexões NDC, uma vez que tem como objetivo facilitar o acesso para as agências de viagens que não tem condições de desenvolver por si só as conexões necessárias.

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