Movida

Beatrice Teizen   |   26/03/2018 16:46

Conheça o centro operacional e museu da Delta, em Atlanta

Veja as instalações que controlam as aeronaves e alguns modelos antigos da companhia aérea.

Beatrice Teizen
Localizada em Atlanta, nos Estados Unidos, a sede da Delta Air Lines, além de escritórios, conta também com o centro de operações – o Delta Operations Customer Center – e museu dedicado à companhia aérea.

Chamado anteriormente de Control Center, hoje é Customer Center justamente pelo foco da empresa cada vez maior na melhora da experiência do passageiro. "O coração da companhia está aqui, em termos de operações. Tudo que possa imaginar de operação da Delta está aqui dentro. É um departamento que funciona 24 horas, sete dias por semana", contou o head de Commercial Institutional Affairs da Delta, Luiz Teixeira, durante viagem do Delta Partner Award.

Em cada célula do centro há uma pessoa gerenciando um número de aeronaves, tanto domésticas quanto internacionais. Com cerca de três mil voos por dia e cinco mil na alta estação, o responsável deve acompanhar, interagir e entrar em contato com os pilotos.

Os sistemas dos aviões de cada voo mandam um sinal para o gestor a cada um minuto. As informações incluem altitude, velocidade e direção e, com elas, o profissional consegue rastrear a aeronave. "Nesse acompanhamento, um minuto para um avião é muito tempo, por isso, a resposta para o que acontecer deve ser muito rápida para que não haja nenhum problema", explicou Teixeira.

A companhia aérea possui 40 meteorologistas próprios. Suas funções não são apenas passar informações de segurança, mas são também para estratégia. A empresa consegue ver a previsão de algumas atmosferas que vão acontecer ao longo dos próximos três ou quatro dias e planejar como agirá.

"Uma vez vimos que ia ter uma grande nevasca em Nova York e que apenas o aeroporto de White Plains funcionaria. Um dia antes da neve, levamos todos os aviões para lá. Naquele dia, apenas a Delta voou. É estratégico ter esse tipo de dado na mão."

Outra questão importante da meteorologia é a de turbulências. Ao ultrapassar por elas, muito combustível é usado, no entanto, sabendo onde ela se encontra, é possível contorná-la, gastando bem menos. Assim, o custo é reduzido e a experiência do cliente é melhorada. "Multiplicando o que conseguimos economizar com isso nos pelo menos 3 mil voos diários, acaba-se poupando alguns milhões por dia", afirmou Teixeira.

No mesmo complexo de prédios encontra-se também o Delta Flight Museum. Lá é possível conferir exibições interativas e artefatos raros, além de aeronaves históricas dos anos 1920 e simulador de voo do Boeing 737.

Confira no álbum abaixo fotos do Delta Operations Customer Center e do museu.

O Portal PANROTAS viajou a convite da Delta Air Lines, com proteção GTA

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias