Karina Cedeño   |   05/02/2018 09:00

Primeira viagem corporativa? Veja dicas para sobreviver

Confira dicas para tornar seu deslocamento mais tranquilo


Dreamstime
Viajar a trabalho pela primeira vez – ou até mesmo segunda e terceira – pode ser emocionante, mas também causar certo estresse e preocupação. Como fazer com que tudo ocorra bem? Claro que podem haver obstáculos, mas existem algumas dicas que podem tornar o deslocamento mais tranquilo. Veja abaixo algumas delas, levantadas pelo Huffington Post.

1. Peça milhas
Ao fazer a reserva da passagem, não se esqueça de informar o cadastro no programa de fidelidade da companhia aérea ou utilize cartões de crédito que acumulem milhas.

2. Fique atento ao limite de bagagem
Se for uma viagem de dois a três dias, tente levar apenas uma mala de mão. Arrume-a de maneira prática, selecionando peças básicas em cores neutras e que combinem entre si. Leve também pequenas embalagens de produtos de higiene e minimize peso extra, ao deixar em casa livros e grandes equipamentos eletrônicos, como caixas de som.

3. Saiba o itinerário
Mesmo que tenha sido a empresa quem fez todas as reservas da viagem a negócios, passe o roteiro do deslocamento para um aplicativo de smartphone para que haja organização. Alguns deles podem sincronizar os compromissos com o calendário, oferecer mapas e dar a previsão do tempo no local.

4. Controle as despesas
Para não ter dores de cabeça ao voltar da viagem, coloque todos os recibos de despesas e gastos em um envelope e guarde-o na carteira, bolsa ou pasta executiva. Isso tornará o processo de acompanhamento mais fácil e evitará que gaste algo do seu bolso.

5. Compromissos organizados
Agende os encontros, reuniões e jantares de negócios de maneira inteligente, com tempo suficiente entre um compromisso e outro para não se sobrecarregar. Fatores como tempo de viagem, engarrafamento e chuva, por exemplo, devem ser sempre observados.

6. Conheça os seus limites
Lembre-se de que você não está na viagem para aproveitar o máximo que puder, e sim a negócios. Por isso, por mais que esteja animado para explorar a nova cidade, deixe suas aventuras para a viagem de lazer. Estipule seus limites antes de sair desbravando o destino com seus colegas de trabalho ou bebendo demais. Lembre-se de que você está representando uma empresa, e qualquer conduta fora do compliance poderá resultar, no mínimo, em uma reportação ao seu chefe ou ao diretor da empresa.

7. Descanse o suficiente
Mantenha a sua agenda em mente e descanse pelo menos oito horas antes da primeira reunião. Se isso significar perder boa parte da noite dormindo, faça isso.

8. Saiba compartilhar o espaço com seu colega de quarto
Seja educado e dê privacidade quando ele precisar. Evite usar espaços compartilhados, como o banheiro, por períodos prolongados. Prefira vestir-se e despir-se em um espaço privado para evitar situações constrangedoras. Ofereça-se para sair do quarto por uma meia hora ou mais, caso ele precise de silêncio absoluto, e espere que ele reconheça isso e retribua o favor.

9. Evite preocupações durante o sono
Caso o seu colega de quarto ronque, coloque tampões ou fones de ouvido para não ficar acordado a noite toda. Da mesma forma, se você ronca, ofereça ao seu companheiro de quarto um par de tampões de ouvido.

10. Divida responsabilidades
Se houver apenas uma cama, ofereça alternarem-se entre a cama e o sofá na hora de dormir. Se seu colega de quarto quiser ficar com o sofá na maior parte do tempo, trate de ajudá-lo com o café da manhã ou a limpeza.


*Fonte: Huffington Post

conteúdo original: http://bit.ly/2BPCVXS

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias