Felippe Constancio   |   15/08/2016 16:37

Valor de reservas diretas em hotéis é quase o dobro de compras em terceiros

Uma recente pesquisa feita pela provedora de soluções para taxa de ocupação em hotéis Site Minder pode colocar mais lenha no debate da dependência - ou simbiose - entre OTAs e o setor hoteleiro


Divulgação Hilton

Uma recente pesquisa feita pela provedora de soluções para taxa de ocupação em hotéis Site Minder pode colocar mais lenha no debate da dependência - ou simbiose - entre OTAs e o setor hoteleiro.

Conforme a pesquisa, feita a partir de 43,5 milhões de reservas do ano passado até junho deste ano - o que corresponde a US$ 16 bilhões em receita para os clientes de hotéis -, o valor das reservas feitas em hotéis através de canais diretos é praticamente o dobro em relação aos demais canais de compra.

Ao oferecer distribuição via OTAs e GDSs, a consultoria australiana buscou o valor médio das reservas feitas por meio de tecnologia Channel Manager - que ajuda hotéis a distribuírem por meio de terceiros - e chegou à cifra de US$ 340. No entanto, ela diz que o valor médio das reservas por meio de canais on-line que ela oferece a hotéis para seus próprios sites foi US$ 600.

Os números podem ser interpretados como uma tendência ou coincidência?

Segundo outro estudo recente, este da Triptease, que comparou mais de 200 milhões de preços entre compras diretas e com intermediárias, 53% das taxas são mais baratas nos sites dos próprios hotéis em relação a meios intermediários.

Por parte da Site Minder, do lado dos hotéis, fica a sugestão de um equilíbrio entre o alcance por meio de terceiros e o potencial lucro com as reservas diretas. Àqueles que administram viagens corporativas, fica o reforço de que as reservas de direct connection anunciam um novo comportamento de compra por parte do viajante, ainda que muitas vezes sem o conforto e o tracking (rastreamento) como fator "segurança".

Para a Site Minder, os números mostram que talvez os hotéis estejam conseguindo tirar maior proveito com as compras diretas, ou ao menos aumentando o poder de barganha - como é o caso das redes Hilton e Marriott, que nos últimos meses lançaram campanhas de descontos e benefícios a clientes que fizessem reservas diretamente em seus sites.

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