Beatrice Teizen   |   08/03/2018 12:01

Accor Hotels realiza ações internas sobre protagonismo feminino

Na rede hoteleira, 56% da força de trabalho é composta por mulheres.

O Dia Internacional da Mulher traz uma série de reflexões sobre o papel da mulher e sua importância no mercado de trabalho. Cada vez mais vemos o sexo feminino ocupando cargos de liderança, dirigindo empresas e abrindo seus próprios negócios, mas ainda há muito para ser conscientizado.

Divulgação
Membros do Comitê WAAG: Philippe Trapp, Antonietta Varlese, Érika Oliveira, Julia Takemoto, Anna Paolo Maistro, Gabriella Spinola, Fernando Viriato, Magda Kiehl e Peripdes Gondim
Membros do Comitê WAAG: Philippe Trapp, Antonietta Varlese, Érika Oliveira, Julia Takemoto, Anna Paolo Maistro, Gabriella Spinola, Fernando Viriato, Magda Kiehl e Peripdes Gondim
Na Accor Hotels, 56% da força de trabalho é feminina, sendo que 51% dos cargos de chefia ou gerência são ocupados por elas. Hoje, a rede hoteleira está realizando diversas ações internas, como palestras sobre o protagonismo feminino na organização. Além de desenvolver programas para conscientizar colaboradores sobre a importância da equidade de gênero, a marca acredita ser muito importante discutir e ter ações concretas para mostrar.

Desde 2012, quando criou o Programa WAAG (Women at AccorHotels Generation), projeto global voltado ao empoderamento feminino, o grupo reafirma seu compromisso com a saúde, o bem-estar e os direitos das mulheres. Atualmente, o comitê conta com 595 membros em toda a América do Sul, sendo 419 mulheres e 176 homens.

“A criação do programa é mais do que um incentivo para equidade de gênero, é uma mudança cultural. Construir uma realidade mais humana e igualitária para todos poderia e deveria ser o objetivo das pessoas. Enquanto esse fato não é completamente real, nós fazemos a nossa parte, formando uma estrutura para que haja igualdade”, afirma a vice-presidente sênior jurídica e líder do WAAG para a América do Sul, Magda Kiehl.

Uma das ações do WAAG é o Programa de Mentoring, projeto de desenvolvimento profissional em que líderes (homens ou mulheres) aconselham e compartilham seus conhecimentos com as mulheres que recebem as orientações dos mentores. Já foram mais de 170 duplas desde o início do programa, que está em seu quinto ciclo.

A empresa também apoia a campanha mundial de conscientização e engajamento da igualdade de gêneros chamada He For She, criada pela ONU Mulheres em 2014. O objetivo global é mobilizar um bilhão de homens na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial máximo e, assim, organizar uma nova sociedade em conjunto.

Desde a assinatura à iniciativa, em 2015, a Accor conquistou 12% de sua meta de adesão até 2020. Esse número mostra a eficiência da comunicação do tema, principalmente nas datas comemorativas e o apoio das lideranças que vestiram a camisa pela causa. A meta é ter 50 mil homens apoiando a causa He For She até 2020.

Tópicos relacionados