Karina Cedeño   |   02/07/2018 09:00

Viajantes se sentem mais seguros em aeroporto do que em trem

Os táxis também foram considerados menos seguros do que os aeroportos

Dreasmtime
Os viajantes de negócios sentem-se menos seguros em estações de trem ou metrô do que em aeroportos, de acordo com pesquisa encomendada pela Carlson Wagonlit Travel (CWT).

Eles estão mais preocupados com os metrôs e as estações de trem (50%); caminhadas (42%); serviços de compartilhamento de viagens (39%); ônibus (39%); táxis (36%) e trens (35%). Estas são seis das dez principais áreas de preocupação que estão à frente dos aeroportos (34%), aviões (31%), restaurantes (30%) e hotéis (27%).

"Os gestores de viagens devem focar seus programas de segurança nas preocupações de seus funcionários. Pequenos detalhes como fornecer instruções claras sobre como sair do aeroporto, fornecedores confiáveis e dicas básicas sobre como lidar com situações perigosas podem fazer uma grande diferença", ressalta o vice-presidente do CWT Solutions Group (braço de consultoria da Carlson Wagonlit Travel), Christophe Renard.

TRANSPORTE COMPARTILHADO VERSUS TÁXIS
Os viajantes ainda se mostram mais seguros utilizando táxis, como no caso dos respondentes da região Ásia-Pacífico: 43% se sentem nervosos usando serviços de compartilhamento de viagens e 39% quando pegam um táxi. Nas Américas, os números são 40% e 39%, respectivamente, e na Europa, 34% e 28%.

As mulheres que viajam a negócios na Europa e na Ásia-Pacífico são mais propensas a se sentirem nervosas quanto à segurança pessoal em serviços de transporte compartilhado ou táxis do que os homens. Cinquenta e seis por cento das respondentes do sexo feminino da Ásia-Pacífico se apresentam bastante nervosas nesse tipo de transporte em relação a 38% dos homens.

Para os táxis, os números são 48% e 35%, respectivamente. Na Europa, as diferenças são menos pronunciadas. Já em relação aos serviços compartilhados, os números são 38% para mulheres e 31% para homens. Para táxis, é de 36% contra 22%. Nas Américas, não há diferença estatística entre os gêneros.

Embora o compartilhamento de viagens esteja associado à geração mais jovem, os resultados mostram que esses profissionais estão mais preocupados com a segurança pessoal. Os millennials, em todas as regiões, são os mais preocupados, seguidos pelos viajantes da geração X e baby boomers.

Na Ásia-Pacífico, metade dos viajantes millennials está muito/um pouco preocupada quando usa um serviço de compartilhamento de viagens, seguido por 44% da geração X e 35% dos boomers. Nas Américas, as porcentagens são de 47% para a geração millennial, 42% para a geração X e 29% para os boomers. Na Europa, os números caem para 44%, 34% e 21%, respectivamente.

Segundo a pesquisa, os gêneros dos entrevistados parece explicar as diferenças observadas entre as gerações. Isso pode ocorrer porque os homens são mais propensos a viajar a negócios quanto mais velhos ficam, mas o oposto é válido para as mulheres, que viajam a trabalho com mais frequência quando são mais jovens.

Tópicos relacionados