Beatrice Teizen   |   17/05/2024 18:01
Atualizada em 17/05/2024 18:02

Não cancele, remarque: Turismo faz campanha para apoiar viagens ao RS

Abav Nacional, Braztoa e Ministério do Turismo reforçam para que viajantes não suspendam planos

Divulgação/Marinha do Brasil
Chuvas no Rio Grande do Sul deixam milhares de desabrigados; Estado enfrenta situação de calamidade desde o início de maio
Chuvas no Rio Grande do Sul deixam milhares de desabrigados; Estado enfrenta situação de calamidade desde o início de maio

Diante da situação de calamidade que o Estado do Rio Grande do Sul passa desde o início do mês de maio, por conta das chuvas e enchentes que atingem diversas cidades, o Turismo vem sendo fortemente afetado. O aeroporto de Porto Alegre está fechado por tempo indeterminado e as companhias aéreas nacionais não estão voando, pelo menos até 30 de maio, à capital gaúcha.

A Anac, nesta semana, determinou que as aéreas, inclusive, suspendam as vendas das passagens para POA por conta da tragédia. Com isso, as empresas, então, criaram malhas aéreas emergenciais, com voos para outras cidades gaúchas e de Santa Catarina.

Também estão flexibilizando suas regras de remarcação, oferecendo reembolso integral ou que os bilhetes sejam remarcados gratuitamente. Companhias internacionais que voam ou têm conexão para Porto Alegre também facilitaram as regras para quem tinha voos próximos para um dos destinos mais atingidos do RS. Confira aqui.

Para que o Turismo não seja ainda mais afetado, entidades do setor, como Abav Nacional, Braztoa e o Ministério do Turismo, estão reforçando a importância de não cancelar as viagens para o Rio Grande do Sul e, sim, remarcar para um momento em que as coisas estejam mais estabilizadas.

Se a sua empresa, associação ou organização está com uma campanha #naocanceleremarque de viagem ao Rio Grande do Sul, envie ao Portal PANROTAS.

Abav Nacional

"Se você tem viagem marcada para o Rio Grande do Sul, nós temos um pedido especial: ajude a manter o Turismo vivo e apoie a recuperação da região!

A Abav-RS está solidária com o Rio Grande do Sul neste momento difícil e está comprometida em apoiar os esforços de recuperação e assistência à comunidade local. A Abav Nacional apoia essa iniciativa e compartilha com todos a chave Pix (financeiro.rs@abav.com.br) da Abav-RS para doações. Qualquer valor é bem-vindo e será integralmente destinado para ações de apoio e recuperação da região.

Vamos nos unir nessa causa! Juntos podemos fazer a diferença. Ao apoiar a recuperação do Rio Grande do Sul, estamos fortalecendo o Turismo e ajudando as pessoas a reconstruírem suas vidas."


Braztoa

"Não cancele sua viagem, remarque! Vamos apoiar o Rio Grande do Sul!

Em meio aos desafios enfrentados pelo Rio Grande do Sul, fazemos um pedido especial aos viajantes. Se você tem uma viagem marcada para algum dos incríveis destinos do Estado, considere não cancelar, mas sim remarcar sua viagem. Essa atitude simples será um gesto de solidariedade e apoio para a recuperação.

Sabemos das preocupações atuais, mas juntos podemos fazer a diferença. Ao adiar sua viagem, você estará apoiando as comunidades locais, preservando empregos e contribuindo para a retomada econômica.

Tenha certeza de que ao remarcar sua viagem, você estará participando de um movimento solidário com um propósito maior. Sua experiência será ainda mais significativa e enriquecedora!"

Ministério do Turismo

"Atenção viajantes com passagens marcadas para o Rio Grande do Sul! O Ministério do Turismo sugere que visitas programadas ao Estado não devem ser canceladas, e sim reagendadas para outra data. A iniciativa é uma campanha do governo federal diante da calamidade climática que atinge a região Sul do País.

‌Para regulamentar os pacotes turísticos já vendidos ao Estado, o Ministério do Turismo está elaborando uma Medida Provisória no sentido de assegurar todos os direitos dos consumidores e, assim, garantir no futuro uma viagem segura e tranquila àqueles que desejam conhecer as belezas do Rio Grande do Sul.

Nos esforços para ajudar o setor turístico gaúcho a, quando possível, reconstruir os seus atrativos, o MTur fez um aporte de R$ 100 milhões do Fundo Geral de Turismo (Fungetur) ao Estado. Os recursos proporcionam a concessão de financiamentos a empreendedores turísticos privados afetados pelas fortes chuvas.

‌O apoio do MTur envolve uma série de benefícios, como a suspensão, por até seis meses, do pagamento pelo crédito. Podem acessar a linha estabelecimentos registrados no Cadastur, a exemplo de restaurantes, cafeterias, bares e similares; centros ou locais destinados a convenções e/ou a feiras e a exposições e similares; parques temáticos e empreendimentos dotados de equipamentos de entretenimento e lazer; marinas e empreendimentos de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva."



Tópicos relacionados