Bruno Hazov   |   10/11/2023 11:04
Atualizada em 10/11/2023 11:06

Aena assume operação do Aeroporto de Corumbá (MS) nesta sexta (10)

Primeiro pouso sob gestão da Aena aconteceu às 9h25, de voo proveniente de Campinas (SP)

Divulgação
Aena pretende dobrar capacidade do terminal de passageiros do Aeroporto de Corumbá
Aena pretende dobrar capacidade do terminal de passageiros do Aeroporto de Corumbá
A concessionária Aena Brasil assumiu a administração do Aeroporto de Corumbá nesta sexta-feira (10), operando um voo da Azul vindo de Campinas (SP). O terminal de Mato Grosso do Sul é o quinto adquirido na nova rodada de concessões em agosto de 2022, que conta com mais dez aeroportos.

Em nota, a Aena afirma que planeja ampliar o terminal de passageiros do Aeroporto de Corumbá em cerca de 50%, passando dos atuais 1,9 mil metros quadrados para 2,8 mil metros quadrados.

Já na área de segurança do passageiro, a Aena pretender instalar um Papi (Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão) em uma das cabeceiras, além de áreas de segurança de final de pista em ambas as cabeceiras. O pátio de aeronaves também receberá melhorias, tanto para aviação geral como para aviões comerciais, que passarão a ter quatro posições de estacionamento.

O anteprojeto de reforma da estrutura aeroportuária será entregue até dezembro à Anac contendo todos os planos para a modernização do terminal. As obras irão se iniciar no segundo semestre do ano que vem, com previsão de entrega para 2026.

Atualmente, a Aena Brasil opera os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, Campo Grande (MS), Ponta Porã (MS), Uberlândia (MG), Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Campina Grande (PB) e Juazeiro do Norte (CE). Ao final do processo da nova rodada, a Aena estará presente em nove Estados do País, com a gestão de 17 equipamentos que são responsáveis por cerca de 20% do tráfego aéreo nacional.

Confira o cronograma para os próximos aeroportos:

  • 13/11 – Uberaba (MG)
  • 16/11 – Montes Claros (MG)
  • 21/11 – Marabá (PA)
  • 24/11 – Carajá (PA)
  • 27/11 – Santarém (PA)
  • 30/11 – Altamira (PA)


Histórico do Terminal

O Aeroporto de Corumbá foi o primeiro a ser construído na região Centro-Oeste do Brasil. Em 2019, último ano antes da pandemia, o terminal recebeu 27.795 passageiros. Em 2022, foram 36.942 viajantes. Até setembro deste ano, já passaram pelo terminal 19.999 passageiros.

Tópicos relacionados