Bruno Hazov   |   16/02/2024 17:59

Carnaval atrai mais de 228 mil turistas estrangeiros ao Brasil

Embratur e Seabre organizaram press trips com norte-americanos, britânicos, argentinos e chilenos


Divulgação Embratur
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, com comunicadores ingleses na Marquês de Sapucaí, no Rio\n\n
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, com comunicadores ingleses na Marquês de Sapucaí, no Rio\n\n

Segundo a Embratur, cerca de 228,8 mil turistas estrangeiros pisaram em solo brasileiro durante as comemorações do Carnaval. Ainda segundo a agência, visitantes de fora gastaram cerca de R$ 909,2 milhões em solo brasileiro, valor 6% superior ao registrado no ano passado, quando gastaram US$ 134,9 milhões nos festejos de Carnaval.

A convite da Embratur e Seabre, comunicadores norte-americanos, britânicos, argentinos e chilenos acompanharam uma agenda intensa de press trips nos festejos de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Salvador

O Estado que mais contou com a presença de turistas estrangeiros foi o Rio de Janeiro, com cerca de 68,8 mil visitantes, seguido por São Paulo, com 48,9 mil turistas, Minas Gerais, com 31,5 mil, Bahia, com 19,6 mil, e Pernambuco, com 7,5 mil foliões internacionais. Outros Estados somaram a presença de 52,5 mil turistas estrangeiros.

O Rio também foi o Estado que mais teve impacto na economia, sendo R$ 273,6 milhões (30,1%) gastos pelos visitantes internacionais. Em seguida estão São Paulo, com R$ 194,5 milhões (21,4%); Minas Gerais, com R$ 124,5 milhões (13,7%); Bahia, com R$ 78,1 milhões (8,6%); e Pernambuco, com R$ 30 milhões (3,3%).

“O Carnaval é a expressão da cultura popular brasileira mais conhecida internacionalmente e representa o que temos de melhor, a nossa alegria e nossa diversidade. Foi isso que encantou os jornalistas dos Estados Unidos, Europa e América Latina, que trouxemos pra viver de perto e falar em seus países sobre essa experiência que só existe no Brasil”

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

Press trips com estrangeiros

Segundo a Embratur, o intuito das press trips é que os comunicadores vivam a experiência do Carnaval e compreendam a importância do “maior espetáculo da Terra” para o Brasil, desde uma perspectiva cultural até o impacto social e econômico que o feriado gera no País, além de conhecerem de perto um dos grandes ativos do nosso povo: a alegria. A partir dessas experiências, eles poderão mostrar ao mundo os destinos brasileiros e atrair ainda mais visitantes estrangeiros nos próximos anos.

Para a Embratur, a experiência dos comunicadores estrangeiros foi positiva e rendeu elogios por parte dos mesmos. Cerca de 15 comunicadores estrangeiros puderam conhecer os principais destinos do Carnaval de rua do País.

Segundo o presidente-executivo do Visit Rio Convention Bureau, Carlos Werneck, o roteiro da programação foi planejado com base no lifestyle carioca, abordando os principais pontos turísticos, experiências e jornadas gastronômicas. “Apoiar ações como esta faz parte do escopo de nossa atuação, uma vez que reconhecemos o importante papel da imprensa internacional na promoção do destino, especialmente por veículos com alcance tão expressivo no mercado europeu, importante emissor de turistas para o Brasil e para o nosso Rio”, afirmou.

Tópicos relacionados