Bruno Hazov   |   14/09/2023 08:52

MTur e Marinha lançam app para impulsionar Turismo náutico

Aplicativo gratuito, disponível para iOS e Android, compartilha dados de navegação em tempo real

Marinha do Brasil
NAVSEG traz mais segurança aos navegantes, com compartilhamento de dados em tempo real com a Marinha do Brasil
NAVSEG traz mais segurança aos navegantes, com compartilhamento de dados em tempo real com a Marinha do Brasil

A Marinha Brasileira, em parceria com o Ministério do Turismo, lançou o Navseg, aplicativo que serve como instrumento para aumentar a segurança na navegação fluvial e marítima. O download do app é gratuito e está disponível para sistemas iOS e Android.

O objetivo da ferramenta é auxiliar na navegação de embarcações, conferindo maior praticidade e segurança a passageiros e condutores. Com o aplicativo, é possível realizar um cadastro com os dados do condutor e da embarcação, além do registro e compartilhamento do Plano de Viagem com a Marinha, minimizando imprevistos que possam ocorrer em alto mar.

Podem usar o aplicativo condutores de embarcações de pequeno e médio portes, como as de pesca, de Turismo náutico e de transporte comercial de passageiros ou de carga.

O Navseg capta o sinal GPS do celular para acompanhar a localização exata das embarcações em tempo real, permitindo o monitoramento das rotas e trajetos pela Capitania dos Portos mais próxima durante todo o período de navegação. Em caso de necessidade de salvamento, o socorro chegará mais rápido ao local.

"Além de ajudar a preservar vidas humanas e aumentar a segurança da navegação, o aplicativo também significa ampliar o aproveitamento de um dos maiores potenciais turísticos do Brasil. E, com 35 mil quilômetros de vias navegáveis e 8,5 mil de costa, temos muito a avançar neste segmento"

Ana Carla Lopes, secretária-executiva do Ministério do Turismo

O lançamento do aplicativo ocorreu simultaneamente nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Natal (RN), Belém (PA), Rio Grande (RS), Ladário (MS), Brasília (DF), São Paulo (SP) e Manaus (AM) por representantes da Marina e do MTur.

Tópicos relacionados