Bruno Hazov   |   08/03/2024 15:08

Aena amplia capacidade do Aeroporto de João Pessoa em 80%

Diversas reformas foram entregues, incluindo a ampliação das salas de embarque e desembarque


Divulgação
 Aeroporto de João Pessoa recebeu investimentos nas pistas de taxiamento, de pouso e decolagem e nos pátios de estacionamento de aeronaves
Aeroporto de João Pessoa recebeu investimentos nas pistas de taxiamento, de pouso e decolagem e nos pátios de estacionamento de aeronaves

A Aena Brasil inaugurou suas obras de ampliação e modernização do Aeroporto Internacional de João Pessoa (PB). Com as intervenções, a concessionária ampliou em 80% a capacidade operacional do aeroporto, além de inaugurar uma nova área internacional reversível com equipamentos tecnológicos que conferem mais segurança e conforto aos passageiros.

O Aeroporto de João Pessoa recebeu investimentos nas pistas de taxiamento, de pouso e decolagem e nos pátios de estacionamento de aeronaves. Também houve aumento significativo na segurança operacional com a requalificação total dos pátios, que ganham 11 mil metros quadrados adicionais, e pistas, agora com nova iluminação, áreas de escape protegidas nas duas cabeceiras, equipamento de auxílio na navegação PAPI (precision approach path indicator) e RESAs (sigla para áreas de segurança de fim de pista, do inglês runway end safety areas).

Com o aporte, foi inaugurado um novo espaço de convivência decorado por um colorido mural de arte urbana, feita pelo coletivo de artes @nois.tudin. Também foi realizado o reordenamento dos acessos, que deu mais fluidez ao tráfego e à circulação de pedestres e veículos.

Já dentro do terminal, as salas de embarque e desembarque dobraram de tamanho e duas dobraram de tamanho. Além disso, dois fingers oferecem mais conforto e acessibilidade para os passageiros. Outra novidade é a aquisição e implantação de equipamentos e sistemas mais modernos. Leitores eletrônicos de cartões de embarque e de passaportes, sistemas automatizados de bagagem e novos equipamentos de raios-x tornam todo o processamento operacional mais ágil, reduzindo as filas e o tempo de espera.

"Já concluímos Maceió, Juazeiro do Norte, Campina Grande e Recife. O de João Pessoa é o quinto aeroporto que inauguramos no Nordeste e estamos finalizando os preparativos para a entrega do sexto, Aracaju (SE). Em 2023 assumimos a gestão de mais 11 equipamentos, formando uma rede de 17 aeroportos que operam em total sinergia em nove Estados brasileiros. Queremos que em cada um deles seja percebida a combinação harmoniosa entre a cultura local e o padrão internacional de conforto e atendimento da Aena”

Santiago Yus, diretor presidente da Aena Brasil

Visando ampliar a oferta de serviços para os passageiros, a Aena aumentou o número de lojas qualificadas no terminal, com mais opções de compras, serviços, cafés restaurantes e uma sala vip para oferecer mais comodidade aos usuários do equipamento e atender a demanda de diferentes perfis de consumo. Além disso, o saguão ampliado recebeu novos banheiros, pisos e a otimização dos fluxos de circulação.

Tópicos relacionados