Da Redação   |   24/03/2023 11:15
Atualizada em 24/03/2023 11:50

Buscas por Brasil crescem 50% na Expedia entre 2019 e 2022

Ano passado foi o mais lucrativo da história do grupo, segundo VP América Latina e Caribe, Salim Arkuch

PANROTAS/Gute Garbelotto
Salim Arkuch, da Expedia
Salim Arkuch, da Expedia
Maria Izabel Reigada, especial para o Portal PANROTAS


Com o propósito prioritário de melhorar a experiência do viajante, o Grupo Expedia lança no segundo semestre seu programa de fidelidade, integrando os muitos programas das empresas do grupo, segundo o vice-presidente do Expedia na América Latina e Caribe, Salim Arkuch, que participou do Fórum PANROTAS, realizado no início de março. “Já temos um programa piloto e podemos falar de 168 milhões de membros, graças aos associados que temos em outros programas do grupo. O que queremos agora é unificar isso, melhorando a experiência do passageiro”, conta, anunciando o One Key, nome do programa que está sendo desenhado.

Os investimentos em tecnologia contribuem para esse aprimoramento. “Vamos investir muito em tecnologia para que a plataforma fique mais relevante nas buscas, afinal, a viagem começa nesse ponto, na busca”, diz. A integração de todas as plataformas é umas das metas do grupo para este ano, que aposta também na segmentação dos negócios, com o B2B dedicado a empresas como a Expedia, e o B2C a cargo de marcas como a Hotéis.com. “Somos o maior provedor de tecnologia para a indústria turística em todo o mundo, então é natural que nossas empresas tenham as melhores ferramentas.”

Entre as ferramentas já apresentadas está o novo modelo de ranking dos hotéis no marketplace, com três dados em relevância: preço, disponibilidade e as opiniões dos hóspedes. “As avaliações dos hóspedes agora vão fazer com que os hotéis ‘subam’ nas buscas da plataforma. Hotéis bem avaliados serão beneficiados e outros, que recebem mal ou não solucionam problemas dos clientes, não terão visibilidade tão boa”, explica. “A expectativa é que tenhamos, em breve, cerca de 25% de hotéis cujo posicionamento vai melhorar e outros 25% que terão uma redução de visibilidade com essa classificação de notas. Para os demais, não acreditamos que teremos alterações”, avalia.

Aumentar o portfólio também faz parte dos objetivos do grupo, ainda em busca da melhor experiência do passageiro. No Brasil, essa busca inclui principalmente os destinos com relevância para o Turismo doméstico. “Tivemos em 2022 nosso melhor ano em resultados e estamos atentos a todas as tendências que o mundo pós-pandemia nos mostra. Queremos mais opções para os viajantes locais em mercados importantes, como o Brasil”, diz, citando destinos como Florianópolis e o Nordeste.

O VP do Grupo Expedia conta ainda que as buscas pelo Brasil cresceram mais de 50% entre 2019 e o ano passado. “Há uma explosão de buscas pelos destinos brasileiros para viagens agora, em março, abril e maio. Países como o Brasil e a Argentina demoraram a se abrir novamente ao Turismo após a pandemia, mas, no caso do Brasil, isso refletiu em um aquecimento muito forte das viagens domésticas”, analisa.

O ano de 2022 foi o mais lucrativo da história do Expedia Group. Foi o que comunicou Salim Arkuch. Em bom português, o executivo ainda afirmou que a empresa está investindo em tecnologia e muito próxima de integrar todas suas plataformas, o que deve trazer ainda mais crescimento em 2023.

"O Grupo Expedia fechou 2022 com o ano mais lucrativo de toda a história da empresa. Isso é muito boa notícia, porque tivemos uma volta das viagens com muita força. No Brasil, por exemplo, vemos um incremento na demanda internacional, sendo os Estados Unidos o mercado mais importante, seguido de Argentina, Reino Unido, México e Canadá", afirmou Arkuch.

O executivo também compartilhou que o Expedia Group está continuamente em busca de oportunidades de negócios, mas o foco agora é tecnologia. "Estamos sempre buscando oportunidades globalmente, mas agora estamos focando em investimentos internos de tecnologia, unificando as plataformas para ter uma única plataforma eficiente e estável. Queremos nossos parceiros com mais conversões e receita com o novo programa de fidelidade", explicou.

O novo programa de fidelidade do grupo, chamado One Key já conta com 168 milhões de membros, disse Arkuch.

EXPERIÊNCIA DO HÓSPEDE

Segundo o VP Latam & Caribbean do grupo, o principal desafio da empresa atualmente é a experiência do hóspede, e por isso está implementando uma ferramenta para valorizar boas avaliações em seu buscador.

"Historicamente, o preço e disponibilidade são os principais fatores de busca, mas agora estamos incorporando uma ferramenta para considerar as experiências dos viajantes nos hotéis, e isso terá importância na visibilidade dos hotéis em nossa plataforma. Se o hotel é barato, mas tem avaliações ruins, não aparecerão tanto quanto hotéis com tarifas um pouco mais altas, mas com melhores avaliações", explicou

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