Rodrigo Vieira   |   30/10/2023 12:59
Atualizada em 31/10/2023 11:37

Aproximação do B2B surte efeito e ClickBus cresce no trade, mas busca mais

Empresa garante que reúne 95% dos trechos rodoviários do Brasil; Trade já representa 25% das vendas

Divulgação
ClickBus investe no relacionamento com agências de viagens, sobretudo do setor corporativo, e vê resultados
ClickBus investe no relacionamento com agências de viagens, sobretudo do setor corporativo, e vê resultados

A ClickBus completa dez anos de mercado em franca expansão. Criada em 2013 com seis funcionários, a plataforma de soluções do setor rodoviário conta hoje com 250 profissionais e crescimento ano após ano. Em 2022, o último índice registrado pela travel tech, é de uma alavancada de 70% na receita em comparação com o ano anterior. A alta no número de tíquetes vendidos foi de 49%.

A venda por meio de agências de viagens, TMCs, operadoras e outras empresas de Turismo é bem relevante no desempenho da ClickBus, segundo o vice-presidente da companhia, Elbert Leonardo. Ele afirma que a empresa está investindo seriamente em soluções e eventos para o B2B, setor que representa 25% do seu faturamento.

"Precisamos mostrar às agências de viagens o valor da nossa plataforma. Muitas vezes o foco deles é só no aéreo, mas há oportunidade de receita em outros modais. Concentramos, em um único sistema, 95% dos trechos rodoviários do Brasil; temos capacidade de gerar conexões terrestres entre destinos que nenhuma outra plataforma consegue; temos ampla flexibilidade para pagamento a agentes; nossa integração ao sistema das agências é extremamente simples, via API, e a comissão está entre as mais altas do mercado, gradual conforme o volume de vendas"

Elbert Leonardo, vice-presidente da ClickBus
Divulgação/ClickBus
Elbert Leonardo, vice-presidente da ClickBus
Elbert Leonardo, vice-presidente da ClickBus

Para mostrar esses diferenciais, a ClickBus se coloca à disposição do trade por meio de seus canais de atendimento e além disso, realiza anualmente várias edições do ClickBus Day, em várias cidades do Brasil, para onde convida agentes de viagens a explorarem o universo do rodoviário.

"O trade se surpreende com o conforto, a variedade de produtos, serviços e as facilidades oferecidas pelas viações. Principalmente quem é tão habituado aos trâmites e ancillaries da aviação comercial", relata Elbert Leonardo.

"Sobretudo o corporativo", continua ele. "As agências de viagens corporativas, quando conhecem os diferenciais da ClickBus, geralmente adotam a plataforma. A grande maioria das rotas intermunicipais é impossível de ser feita pelo aéreo. Além disso, muitas rotas aéreas consagradas pelo setor corporativo encareceram e as empresas estão optando por migrarem seus funcionários para os ônibus. Com isso, empresas como Onfly, Voll e várias TMCs são nossas clientes. As vendas da ClickBus para TMCs cresceram mais de 50%. Temos integração com CVC Corp, BeFly, Ancoradouro e outras grandes do setor."

Com dez anos de mercado e pioneirismo na venda de bilhetes rodoviários multimarcas no Brasil, a ClickBus acredita que ainda tem muito a explorar. Segundo seu VP, apenas 30% da venda de passagens de ônibus são vendidas pela internet no País.

"Nosso maior desafio é continuar sendo protagonistas no segmento e continuar sendo o grande responsável por conduzir as vendas do off-line para o on-line. Queremos mostrar as vantagens da compra on-line, como a agilidade de poder embarcar diretamente com QR Code. É uma questão de comportamento do consumidor"

Elbert Leonardo, vice-presidente da ClickBus

Para ajudar nessa missão, vem aí o rebranding da ClickBus, por meio do qual a empresa pretende mostrar que está mais atualizada do que nunca.

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