Da Redação   |   29/03/2023 12:08
Atualizada em 29/03/2023 12:13

Viagem de luxo: veja fotos do fórum de imersão da BLTA

Associação, em parceria com Ibiti Projeto, levou players do mercado de luxo para evento em Minas Gerais


Carla Lencastre
A atividade aconteceu dentro do Parque Nacional do Ibitipoca, em Minas Gerais, e teve o seguinte tema: Sustentabilidade, um rito da Hospitalidade
A atividade aconteceu dentro do Parque Nacional do Ibitipoca, em Minas Gerais, e teve o seguinte tema: Sustentabilidade, um rito da Hospitalidade
Cerca de 35 profissionais, todos vinculados à BLTA (Brazilian Luxury Travel Association) ou ao Ibiti Projeto, participaram entre os dias 21 e 23 de março, de um evento de imersão sobre Turismo de luxo sustentável. A atividade aconteceu dentro do Parque Nacional do Ibitipoca, em Minas Gerais, e teve o seguinte tema: Sustentabilidade, um rito da Hospitalidade, destacando os movimentos da entidade e de cada associado individualmente em direção a práticas, desafios e oportunidades para um Turismo mais regenerativo.

Liderado por Simone Scorsato, CEO da BLTA, e Cláudia Baumgratz, empreendedora do Ibiti Projeto, o fórum teve como objetivo principal propiciar aos presentes troca de experiências, expondo e analisando posturas mais amplas em direção de uma economia mais inclusiva e identificando que, juntos, os associados da BLTA são players complementares.

Dentro da BLTA, por exemplo, por meio de uma autoanálise individual de cada hotel, resultados marcaram que: 74% afirmam ter práticas sustentáveis, 57% têm envolvimento com o entorno/comunidades, reciclagem e energia solar já se tornaram práticas obrigatórias, 93% já reduziram o uso de plástico (eliminaram canudos e garrafas de plástico e amenities individuais). Apesar de a evolução ser gradual, 42% dos associados encontram dificuldades em se inserir em projetos do entorno. A meta é ter “zero plástico”, além de contratações e parcerias ligadas à diversidade de gênero, raça e origem.

"Quando sugeri como tema Sustentabilidade, um rito da Hospitalidade, pensei na ótica da dádiva e sua tríade: dar, receber, retribuir, como um fluxo em que a sustentabilidade está inserida no contexto comercial da hospitalidade – ou seja, é um caminho sem volta. A sustentabilidade deve ser inserida nesse rito de bem-receber que tanto alentamos no turismo e acredito que o engajamento deva ser uma contribuição coletiva da BLTA para o setor", comenta Simone.

No álbum a seguir veja algumas fotos dos dias de evento no Parque Nacional do Ibitipoca.

Tópicos relacionados