Rodrigo Vieira   |   10/10/2022 13:43
Atualizada em 10/10/2022 13:44

Abear protesta contra pequenos aviões na pista principal de Congonhas

Entidade acredita que prejuízos financeiros podem ultrapassar a casa dos milhões de reais


Divulgação/ Gogo
Uso de aeronaves de menor porte na pista principal de Congonhas prejudica as grandes companhias, aponta Abear
Uso de aeronaves de menor porte na pista principal de Congonhas prejudica as grandes companhias, aponta Abear

O acidente de ontem (9) no aeroporto de Congonhas (SP), que segue com efeitos na manhã e tarde de hoje (10), fez a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) reforçar um de seus principais pedidos junto à Infraero sobre restringir a operação de aeronaves de baixa performance na pista principal do aeroporto de São Paulo.

Segundo a entidade, essa restrição serviria justamente para agilizar a recomposição da malha nacional e atender os milhares de passageiros que precisam ser transportados ainda hoje e nos próximos dias.

"Até o momento, 300 voos das empresas Gol Linhas Aéreas e Latam Brasil foram impactados pelo incidente do último domingo", aponta a Abear. A Azul também teve voos impactados.

Leia trecho do posicionamento da abear sobre situação em congonhas
A restrição de aviões de pequeno porte na pista principal de Congonhas, principalmente em horários de pico, é uma preocupação antiga da Abear e de suas associadas, que em 29 de setembro enviaram ofício à Infraero recomendando a adoção definitiva dessa medida, visto que os impactos causados por incidentes na pista principal de um aeroporto de grande porte impactam milhares de passageiros em todo o Brasil. A estimativa da Abear considera, ainda, prejuízos financeiros que ultrapassam milhões de reais.

A Abear recomenda aos passageiros que consultem o status de seu voo antes de se dirigirem a Congonhas e destaca que suas associadas estão flexibilizando a remarcação dos voos que foram impactados e trabalham para reacomodar os passageiros. Seguem as medidas que estão sendo tomadas pelas associadas Abear:

GOL
A GOL informa que, devido a interdição da pista do Aeroporto de Congonhas na tarde de domingo (9/10), alguns voos foram alternados para pouso em outros aeroportos e outros foram cancelados. A Companhia está flexibilizando para que os clientes posterguem ou cancelem suas viagens sem custo até dia 23/10, dependendo apenas da disponibilidade de voos. Se possível, a Companhia sugere que os passageiros evitem ir ao aeroporto se o seu voo estiver na lista abaixo. Para remarcação ou pedido de reembolso, os Clientes devem entrar em contato pelo telefone 0800 704 0465. Para clientes Smiles, o telefone é 0300 115 7001 (Smiles e Prata) ou 0300 115 7007 (Ouro e Diamante). A GOL lamenta pelo inconveniente e trabalha para reduzir os impactos nas viagens de seus passageiros.

Acesse: https://www.voegol.com.br/gol-informa-noticia/interdicao-na-pista-do-aeroporto-de-congonhas

LATAM
A Latam informa que o incidente do avião de pequeno porte ocorrido na tarde do último domingo (9/10) já resultou, entre domingo e hoje (segunda) de manhã, no cancelamento de mais de 180 voos da companhia, trazendo prejuízos milionários para a empresa e alguns incalculáveis para os clientes.

A companhia reforça que todos os seus esforços estão direcionados para acomodar, assistir, reorganizar as viagens de seus clientes e normalizar as operações.

Diante da complexidade dessa reacomodação e normalização, reforçamos as seguintes orientações para nossos clientes.

Antes de sair para o aeroporto, verifique o status do seu voo em latam.com: https://www.latamairlines.com/br/pt/flight-status . Só saia de casa se tiver a confirmação do voo e conseguir fazer o check-in online.

Todos os clientes com voos domésticos programados com origem, conexão ou destino em São Paulo/Congonhas nos dias 9/10, 10/10 e 11/10 têm total flexibilidade de postergar ou cancelar suas viagens sem custo, podendo remarcar ou pedir o reembolso integral das suas passagens aéreas sem cobrança de multa e de diferença tarifária. Essa flexibilização voluntária pode ser feita pelo site da companhia em “Minhas Viagens” até 11/10 https://www.latamairlines.com/br/pt/minhas-viagens Caso tenham dificuldades, devem entrar em contato com a Central de Vendas e Serviços (4002-5700 nas capitais ou 0300-570- 5700 nas demais localidades do Brasil).

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