Rodrigo Vieira   |   26/10/2022 19:50
Atualizada em 26/10/2022 19:51

Gol é a Top of Mind 2022 entre as companhias aéreas

Desde 2017, a companhia é a líder na resposta dos consumidores nesta categoria


Bruno Santos
Vice-presidente da Gol, Eduardo Bernardes segura o troféu Top of Mind 2022 com mais integrantes da equipe
Vice-presidente da Gol, Eduardo Bernardes segura o troféu Top of Mind 2022 com mais integrantes da equipe
"Gol" é o primeiro nome que vem à cabeça dos brasileiros em 2022 quando perguntados espontaneamente sobre Companhia Aérea. O resultado é apontado pelo Top of Mind, pesquisa do Datafolha. A Gol Linhas Aéreas é a primeira nas respostas desde 2017. Neste ano, foi citada por 31% dos entrevistados (em 2021 foram 26%). "Tam" é a segunda resposta mais dada (17%) e, Azul, a terceira (10%).

Para chegar à Top Companhia Aérea de 2022, e aos demais vencedores em variadas categorias que envolvem serviços e produtos, o Datafolha ouviu entre os dias 2 e 13 de agosto deste ano o total de 7.701 brasileiros, de diferentes idades, sexos e classes sociais, a partir de 16 anos, em todas as regiões do País. Os resultados são obtidos por meio de menções espontâneas dos entrevistados após ouvirem a pergunta: “Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça?”. A margem de erro é de dois pontos percentuais, e o nível de confiança, de 95%.

“É uma imensa alegria sermos para os brasileiros, pelo quinto ano consecutivo, a companhia aérea mais lembrada. Isso significa que nossa busca incansável pela excelência no atendimento tem resultado em uma experiência boa para o cliente. E não posso deixar de pontuar que os prêmios desses últimos 3 anos nos orgulham ainda mais, pois vivemos tempos bem desafiadores para a aviação. Esse reconhecimento é de todo o Time de Águias da Gol”, comemora a diretora de Marketing, Canais e Produtos da companhia, Renata Maluf.

De acordo com o Top of Mind, em 2022 a Gol alcançou índices mais altos de respostas nas classes A e B (41%), entre os mais escolarizados (40%) e na faixa de renda familiar mensal de cinco a dez salários mínimos (38%).

"Com seis vitórias em 23 edições do prêmio, a empresa segue atrás da Varig e da TAM, que conquistaram a liderança nove vezes cada uma. Vale lembrar que a Varig não existe mais e a Tam se uniu com a chilena Lan em 2012, formando a Latam", aponta a jornalista Maristela do Valle, da Folha de S.Paulo.

CVC É A MELHOR EM "AGÊNCIA DE VIAGEM"
Já a categoria Agência de Viagem existe desde 2011, e a CVC é a Top of Mind nesses 11 anos, com 100% de aproveitamento. Neste ano, pela primeira vez, o Top of Mind questionou os consumidores sobre apps de Turismo e a categoria foi a mais desconhecida entre todas as outras pelo brasileiro.

Tópicos relacionados