Rodrigo Vieira   |   08/08/2023 16:42
Atualizada em 08/08/2023 16:48

SAA no Brasil: CCO fala de aeronave, estratégias e recuperação judicial

Sr. Tebogo Tsimane fala com o Portal PANROTAS sobre a volta da aérea, que será em 31 de outubro


Divulgação
Reestreia da SAA no Brasil será em 31 de outubro de 2023
Reestreia da SAA no Brasil será em 31 de outubro de 2023

A partir de 31 de outubro, a South African Airways voltará a voar do Brasil a África do Sul, com quatro voos semanais: dois São Paulo-Joanesburgo e dois na inédita rota São Paulo-Cape Town (Cidade do Cabo).

As expectativas do trade brasileiro e sul-africano são grandes com o aumento da oferta aérea entre os países (a Latam Brasil também conectará os países, com início em 2 de setembro).

A aeronave utilizada no voo da SAA, as estratégias comerciais da companhia, a saúde financeira e demais temas foram questionados pelo Portal PANROTAS ao Chief Commercial Officer (CCO) da South African Airways, sr. Tebogo Tsimane.

LEIA TAMBÉM: HORÁRIOS DOS VOOS DA LATAM E SAA PARA A ÁFRICA DO SUL

Divulgação/South African Airways

Confira a entrevista exclusiva com o CCO da South African Airways:

PANROTAS - Como foi o planejamento deste retorno das operações para o Brasil? Por que este é o momento?
TEBOGO TSIMANE - Ambos os países têm uma oferta incomparável em termos de belezas naturais e herança cultural. Somos otimistas quanto a tudo o que pode ser explorado e promovido tanto no Brasil quanto na África do Sul, abrangendo os setores corporativo, lazer, estudo, esportes, gastronomia, entre outros tipos de Turismo e negócios.

Será a primeira rota intercontinental a ser reaberta pela SAA, ao passo em que implementamos a primeira fase do nosso Plano de Malha, e com grande entusiasmo nosso serviço operará tanto a partir de Joanesburgo quanto da Cidade do Cabo para o Brasil via cidade de São Paulo, em uma rota direta e sem escalas.

África do Sul e Brasil possuem laços históricos e econômicos muito fortes, e o mercado apresenta uma oportunidade lucrativa para ser a nossa primeira rota intercontinental conforme implementamos cautelosamente nosso Plano de Malha.

PANROTAS - E a recuperação judicial? A South African Airways se reestruturou financeiramente? Como está o momento da empresa nesse sentido?
TSIMANE - Durante o processo de recuperação judicial, a SAA passou não apenas por uma reestruturação de seus negócios e equipe, mas também por uma reestruturação de seu balanço patrimonial. A companhia saiu da recuperação judicial como uma empresa que está tanto líquida quanto solvente. A SAA está financeiramente bem posicionada para apoiar os objetivos comerciais.

PANROTAS - Qual será a aeronave e a configuração utilizadas pela South African Airways na rota em São Paulo?
TSIMANE - Utilizaremos um A330-300 com 249 assentos, sendo 46 na classe executiva e 203 na econômica.

A configuração da cabine na Classe Premium apresenta quatro assentos lado a lado, com muita privacidade, mas ainda oferece a opção de assentos duplos caso o cliente assim deseje optar. Depois do drinque de boas-vindas em solo, é servido o aperitivo, oferecendo canapés, com opções dos melhores uísques, gins, vodcas, cervejas ou bebidas não alcoólicas.

A SAA possui sua própria seleção de vinhos em cooperação com a "Vinícola do Mês", um parceiro do programa Voyager. Os juízes de vinhos selecionam os melhores vinhos sul-africanos para serem servidos a bordo.

Um cardápio é oferecido com opções de entrada, pratos principais, queijo e biscoitos e sobremesa. Os cardápios mudam a cada três meses e são diferentes na ida e na volta. A culinária brasileira será incorporada no design do cardápio.

Na econômica, a configuração é 2-4-2. Nela, há também uma ampla oferta gastronômica, desde as entradas, três opções de pratos principais, uma pequena sobremesa, queijo e biscoitos. A lista de bebidas também é extensa, com opções de uísque, gim, vodca, cervejas, os melhores vinhos sul-africanos e bebidas não alcoólicas.

PANROTAS - Como a empresa pretende trabalhar com os agentes de viagens no Brasil para intensificar o tráfego de passageiros à África do Sul?
TSIMANE - Em parceria com a APG, possuímos uma estratégia sólida de Vendas e Marketing em vigor. Estamos cientes do papel essencial que o setor comercial desempenha em nos apoiar nessa rota e garantiremos que estejam preparados com treinamento sobre o destino e o produto, além de acesso a produtos de tarifa exclusivos para atender às necessidades de seus clientes.

A equipe de vendas da SAA está retomando contato com todos os operadores e agentes de viagens que anteriormente apoiaram essa rota. Estamos envolvendo o Fórum de Negócios Brasil/África do Sul, o Escritório de Turismo da África do Sul em São Paulo e Joanesburgo, programas de intercâmbio estudantil com universidades e associações esportivas.

Estamos, ainda, planejando uma turnê de três cidades com o comércio de viagens em Durban, Cidade do Cabo e Joanesburgo para reintroduzir a rota.

Operadores turísticos chave e hosted buyers serão convidados a participar do Festuris, em novembro.

PANROTAS - Por que essa volta da SAA ao Brasil se dá via GSA e não mais com escritório próprio como foi anteriormente?
TSIMANE - Utilizar os serviços de um GSA é uma prática amplamente adotada entre as companhias aéreas em todo o mundo. Isso nos proporciona maiores oportunidades e uma solução mais eficaz em termos de custos do que manter escritórios próprios na região.

PANROTAS - No Brasil, a estrutura incluirá funcionários próprios, a APG e o aeroporto, entre outros?
TSIMANE - Comercialmente, teremos nosso próprio country manager para apoiar nosso GSA, que é a APG.

Do ponto de vista aeroportuário, a SAA terá um gerente de Aeroporto dedicado para garantir a prontidão operacional e supervisionar o funcionamento de nossas operações, fornecedores e pontos de contato com o cliente.

O gerente da estação trabalhará em estreita colaboração com nosso country manager, com a APG, bem como com o aeroporto local e as autoridades de aviação civil para garantir que cumpramos todas as regulamentações.

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