"Fênix", "melhor do ano" e mais: mercado repercute volta da SAA ao Brasil
Companhia sul-africana confirmou sua volta ao País com quatro voos semanais a partir de outubro
![A partir de outubro, a South African Airways terá quatro voos semanais partindo de São Paulo. Dois para Joanesburgo e dois para a Cidade do Cabo](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/364082/e8b46d4f33d36d485cb6cf71c5a02128saa/0,48,1060,633/1206,720,0.73/0/default.jpg)
Operadoras de Turismo, agentes de viagens e fãs das belezas e produtos da África do Sul acordaram nesta quinta-feira (29) com a excelente notícia da volta da South African Airways, a SAA, ao Brasil, com voos para a Cidade do Cabo e Joanesburgo, a partir de São Paulo.
Para Tati Isler, representante do Turismo da África do Sul no Brasil, é a melhor notícia do ano. Thiago Cuencas, da Viagens & Cia., destaca a volta com a novidade do voo inédito para Cape Town/Cidade do Cabo. Renata Yano, da Teresa Perez Tours, também celebrou a volta do voo direto para um dos destinos preferidos dos clientes de alto padrão.
Em 31 de outubro a SAA inicia o voo ligando São Paulo a Cape Town (Cidade do Cabo) e a partir de 6 de novembro os voos diretos entre São Paulo e Joanesburgo. Serão quatro viagens semanais, duas para cada um dos destinos.
As reservas e vendas estão disponíveis já a partir de hoje e a APG, representada no Brasil pela Interamerican, será a Agente Geral de Vendas (GSA) da companhia por aqui. A SAA já conta com dois profissionais no País, que se juntarão à nova operação.
Em breve também a Latam Airlines reiniciará sua ligação de São Paulo para Joanesburgo, como anunciado no ano passado.
Primeiras impressões
A volta de uma conexão querida pelo mercado nacional, como era de se esperar, foi recebida com alegria e otimismo, sobretudo para aqueles que já têm ligação histórica com o destino. E para a CEO da TI Comunicações, empresa que representa o destino no Brasil, Tati Isler, foi o que havia de melhor para acontecer. "Para nós é a melhor notícia do ano", afirma.
![Tatiana Isler, CEO da TI Comunicações, empresa que representa o destino África do Sul no Brasil](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/364084/e72a208915772e29c79d96423d53e089dsc01831/0,62,2560,1528/1206,720,0.31/0/default.jpg)
A executiva, que trabalha há cerca de 20 anos diretamente com o Turismo da África do Sul, lembra que a South African Airways é a empresa mais tradicional do Turismo naquele país e sempre foi parceira do trade brasileiro e de suas iniciativas para divulgar as belezas do destino. "Vale lembrar também que estamos falando de uma companhia sul-africana que está voltando a um cenário importante como o Brasil. Isso os empodera e nos deixa em festa", reforça.
Para Tati, a introdução dos quatro voos a partir de outubro traz de volta ao radar de viajantes brasileiro a facilidade de chegar em menos de oito horas a um destino de sonhos, que já está consolidado no imaginário de muitos turistas e tem a vantagem competitiva de um câmbio favorável para o brasileiro. Na cotação atual, o R$ 1 equivale a aproximadamente 3,86 Rands sul-africanos.
"Estamos falando de um destino com belezas naturais ímpares e qualidade em atendimento, produtos e serviços. Tudo por valores bem mais acessíveis para brasileiros na comparação com outros lugares".
Tati Isler, CEO da TI Comunicações
Fênix que renasce
Também chegando à segunda década de trabalho em parceria com o Turismo sul-africano, o CEO da Viagens & Cia, Thiago Cuencas, comparou a volta da SAA com o personagem mitológico da fênix, que renasce das cinzas.
![Thiago Cuencas, CEO da Viagens & Cia](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/359563/0c13d42229d5f613111fa1a4d88b399brem5027/full/1206,804,1/0/default.jpg)
O CEO lembra que a história da empresa que lidera se confunde com o desenvolvimento da South African Airways por aqui, o que traz boas lembranças e perspectivas na mesma medida. "Foram muitos anos trabalhando juntos em eventos pelo Brasil inteiro, consolidando o destino como opção. Essa atuação fez da África do Sul uma opção consolidada no nosso portfólio é uma alternativa que nunca deixou de estar presente na nossa prateleira, mesmo no intervalo da atuação da SAA. Agora, com o retorno do voo direto, estamos ainda mais animados e motivados, com a certeza de que o investimento naquele país foi acertado", pondera
Cuencas chama a atenção para o fato da volta da empresa se dar com uma novidade significativa, que é a estreia do voo direto para Cape Town. De acordo com ele, essa novidade atende a uma demanda antiga de mercado, atendendo o cliente de lazer, que é a imensa maioria do viajante que procura a África do Sul como destino. "Tenho a sensação de que o mercado pós-pandemia está muito mais maduro para comprar produtos e experiências que tragam sensações únicas. É a primeira vez que vejo clientes ávidos a sair de destinos clássicos para explorar essas sensações.
Produtos para o destino
Cuencas ainda deixa claro que, mesmo com a confirmação do voo chegando só hoje, a Viagens & Cia tem produtos preparados para atender o cliente que deseja conhecer Joanesburgo, Cape Town e demais destinos da região. "O destino perdeu [no tempo sem voo direto] alguns passageiros. Mas muitos permaneceram mesmo fazendo trajetos com escalas em Dubai, Catar ou até Europa. Agora, o destino tem tudo para recuperar esse viajante e vamos trabalhar com a SAA reforçando esse desejo do viajante em visitar a África do Sul", garante.
Na Queensberry (operadora do ecossistema BeFly), a notícia do dia foi recebida como "positivamente impactante" e o diretor geral da marca, Marco Lourenço, garante que os produtos da África do Sul, seja para grupos, personalizados ou individuais, estão mais que preparados.
![Marcos Lourenço, diretor geral da Queensberry](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/326720/6fbbb4460ef598fb4effa9e44e795970dsc1942/0,105,2560,1528/1206,720,0.27/0/default.jpg)
"No planejamento de roteiros feito no início do ano já tínhamos incluído muitos produtos com África do Sul, até então contando com a conexão direta via Latam. Agora temos também a opção da SAA, o que enriquece bastante a oferta", considera. "A gente acredita e está apostando que há sim demanda reprimida do tempo que ficamos sem voo direto. Não tenho a menor dúvida que é um destino de apelo muito forte com história, belezas naturais e cidades belíssimas", acrescenta.
Lourenço elenca ainda o que o cliente brasileiro pode ganhar com os novos voos diretos da South African Airways:
- Voo curto para o parâmetro de rotas internacionais (de 6 a 8 horas);
- Destino que oferece safáris fotográficos (atrai muito o brasileiro);
- Vinícolas;
- Cidades históricas;
- Cultura.
Apoio à SAA e câmbio favorável
Já a diretora de Produtos Internacionais da CVC Corp, Paula Rorato, revela que a companhia recebeu com alegria a notícia sobre a volta das operações da South African no Brasil. Ela também assegura que a empresa se coloca à disposição para apoiar o desenvolvimento do destino para os brasileiros.
![Paula Rorato, diretora de Produtos Internacionais da CVC Corp](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/324791/ce2078d7e163afe2605750911942b5e5paularorato/full/1206,804,1/0/default.jpg)
"Inclusive, já estava no nosso radar um plano de África do Sul desde que a Latam também anunciou que terá voos para o destino a partir de setembro, e agora com a SAA temos a vantagem de maior frequência e também de outras rotas, sendo que Cape Town, por exemplo, é um produto que vendíamos muito no passado", afirma a diretora.
Paula também enfatiza a questão do câmbio e a vantagem que o público brasileiro pode ter. "O fato do câmbio ser atrativo também é uma benefício que nos permite trabalhar com um price point melhor. Então a nossa expectativa é bastante positiva e já temos notado um forte crescimento de demanda. Em comparação a 2022, por exemplo, já tivemos um crescimento em vendas de 52% nesse ano para África do Sul. Vamos trabalhar em conjunto com nossos fornecedores e parceiros para ajudar a desenvolver ainda mais", complementa.
Viagens de luxo
![Renata Yano, diretora de Atendimento na Teresa Perez Tours](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/312014/aae5ad2b8f82db95d364f0bf3d8315a631c1bc67a0824b3ba6411bf0e180f688/0,731,1200,716/1206,720,0.62/0/default.jpeg)
Na Teresa Perez Tours a notícia também foi bem recebida, já imaginando como a nova oferta pode ajudar nas vendas de viagens de luxo. "É uma ótima notícia essa retomada da SAA com o mercado brasileiro, principalmente porque além de Joanesburgo, agora também teremos os voos para Cape Town. A África do Sul é um dos principais destinos de safári da África, e ele também sempre foi muito importante para a Teresa Perez. Nós sempre fomos reconhecidos por essa ligação especial com aquele país e nossos clientes veem nas experiências de safári uma chance especial de viagens repletas de significados", aponta a diretora de Atendimento na empresa, Renata Yano.
"A procura por viagens à África do Sul aumentou apenas com a expectativa da retomada de voos e agora com a confirmação, tenho certeza que se firmará novamente como o grande lugar de safári no mundo", complementa.