Artur Luiz Andrade   |   25/01/2024 21:05
Atualizada em 25/01/2024 21:10

Gol reitera que operações continuam normais durante Chapter 11

Dívidas da companhia são estimadas em R$ 20 bilhões

PANROTAS / Emerson Souza
Celso Ferrer
Celso Ferrer

A Gol entrou com pedido de recuperação nos Estados Unidos, apelando ao recurso do Chapter 11 para se reestruturar financeiramente, processo pelo qual já passaram empresas como Avianca (parceira da Gol na Abra), Latam, American Airlines, Aeromexico, entre outras.

A estimativa é que a Gol tenha uma dívida de R$ 20 bilhões, sendo cerca de R$ 3 bilhões com vencimento no curto prazo. As empresas aéreas brasileiras têm se reunido com o governo federal para acesso mais fácil a empréstimos e recursos de fundos, como o de Aviação.

Há uma previsão de criação de um fundo de R$ 6 bilhões para ajudar Azul, Gol e Latam na manutenção e compra de aeronaves. A Abear também negocia com o governo e a Petrobras redução no preço do QAV, que tem uma precificação que tira competitividade das empresas nacionais no mercado de aviação global.

A Gol já havia reduzido suas operações em cerca de 10% por problemas de acesso a novas aeronaves, mas Celso Ferrer, presidente da companhia, disse que não há planos de redução de voos, colaboradores, frota ou destinos, com o pedido de Chapter 11. A Gol também espera um aporte de R$ 4 bilhões de seus controladores.

Ferrer disse ainda que a companhia já vinha negociando com os lessores de aeronaves e a medida (Chapter 11) visa manter as operações na normalidade, enquanto repactua as dívidas.

Sobre o pedido de Chapter 11, a Gol reitera que:

  1. As operações continuam normais, com os voos programados sendo operados e reservas e compras em vigor;
  2. Os clientes podem continuar a programar suas viagens e a fazer acúmulo e troca de milhas no Smiles;
  3. O pagamento dos colaboradores continuará a ser feito, assim como os benefícios;
  4. O pagamento de fornecedores também continuará sendo feito, para serviços fornecidos no dia ou depois da data do pedido de recuperação;
  5. A empresa acredita ter sido essa a melhor solução para todos os envolvidos, incluindo clientes e colaboradores;
  6. Todos os acordos de codeshare e interline com outras empresas aéreas continuam valendo e não foram impactados pelo Chapter 11 da Gol.

A empresa criou um site em inglês para que todos possam acompanhar as informações sobre o Chapter 11: https://www.golfirstforall.com/.



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