Beatrice Teizen   |   25/01/2024 19:18
Atualizada em 25/01/2024 19:34

Gol entra com pedido de Chapter 11 (recuperação judicial) nos EUA

Companhia aérea informa que seguirá operando normalmente durante o processo no Tribunal dos Estados Unidos


Divulgação
Gol e suas subsidiárias entram com processo de Chapter 11 nos Estados Unidos
Gol e suas subsidiárias entram com processo de Chapter 11 nos Estados Unidos

A Gol Linhas Aéreas e suas subsidiárias anunciaram nesta quinta-feira (25) que entraram voluntariamente com um pedido de recuperação judicial (Chapter 11) no Tribunal de Falências dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York (Tribunal dos EUA). O Chapter 11 é um processo legal dos EUA utilizado pelas empresas para levantar capital, reestruturar as finanças e fortalecer operações comerciais no longo prazo, enquanto continuam a operar normalmente.

A companhia inicia o processo legal nos Estados Unidos com um compromisso de financiamento de US$ 950 milhões, na modalidade debtor in possession (“DIP”) por membros do Grupo Ad Hoc de Bondholders da Abra e outros Bondholders da Abra.

A aérea buscará acesso a esse financiamento como parte da audiência do Primeiro Dia com o Tribunal dos EUA, prevista para os próximos dias. O financiamento está sujeito à aprovação judicial e, juntamente com o caixa gerado pelas operações em curso, fornecerá liquidez substancial para apoiar as operações, que seguem normalmente, durante o processo de reestruturação financeira.

Com o suporte do processo supervisionado pelo Tribunal e com a liquidez adicional do financiamento DIP, os voos de passageiros da Gol, de carga da GOLLOG, o programa de fidelidade Smiles e outras operações da empresa continuam normalmente. A companhia diz ainda que seguirá oferecendo serviços de viagens aéreas seguras, confiáveis e a baixo custo e que o programa Smiles não terá alterações, assim como os acordos de codeshare e interline, que continuarão disponíveis para os clintes

"A Gol vem empreendendo esforços significativos para oferecer a melhor experiência de viagem aos clientes, ao mesmo tempo em que melhorou sua lucratividade e posição financeira. Fizemos progressos notáveis até agora e acreditamos que este processo permitirá endereçar os desafios gerados pela pandemia, ao mesmo tempo em que mantemos o padrão dos serviços que oferecemos. Este processo permitirá à Gol expandir sua posição como uma das principais companhias aéreas da América Latina, mantendo, ao mesmo tempo, o propósito de ‘Ser a Primeira para Todos’. Estamos confiantes de que as medidas que estão sendo tomadas permitirão que a Gol continue oferecendo tarifas mais baixas com experiências de viagem excepcionais aos clientes em um número cada vez maior de rotas. Os nossos colaboradores continuarão conduzindo suas atividades do dia a dia normalmente e zelando pela qualidade e segurança dos nossos voos. Somos gratos em ter conseguido avançar com compromissos de novo capital que ajudarão nas nossas estratégias de longo prazo, incluindo a melhoria da acessibilidade, da experiência de viagem e da escolha do cliente”

Celso Ferrer, CEO da Gol

Segundo a empresa, o processo será utilizado para:

  • reestruturar suas obrigações financeiras de curto prazo;
  • fortalecer sua estrutura de capital para ter sustentabilidade no longo prazo.


A companhia espera sair desse processo com um investimento significativo de capital, incluindo os novos US$ 950 milhões em financiamento DIP, posicionando-a para expandir sua posição como companhia aérea líder na América Latina.

Medias durante processo de Chapter 11

No comunicado de entrada no Chapter 11, a companhia aérea informou ainda quais medidas serão tomadas em três pilares. São elas:

  • Cuidado com os colaboradores
    • A Gol seguirá operando normalmente durante o processo de supervisão conduzido pelo Tribunal dos EUA. A companhia pagará salários e benefícios aos colaboradores normalmente ao longo desse processo, pois nada mudará nas atividades rotineiras dos funcionários;
  • Protegendo fornecedores e todos os parceiros
    • Os negócios da Gol continuarão normalmente durante o processo de supervisão conduzido pelo Tribunal dos EUA e a empresa irá honrar compromissos com parceiros comerciais e fornecedores pelos bens e serviços fornecidos no dia ou depois da data do pedido de Chapter 11;
  • Clientes serão atendidos normalmente
    • Os clientes da Gol poderão continuar a organizar viagens e a voar pela companhia como sempre fizeram, com a utilização de passagens e vouchers. Os passageiros seguirão acumulando milhas ao voar pela companhia e poderão comprar e resgatar milhas acumuladas por meio do Smiles. A Gol planeja honrar todas as obrigações com clientes, incluindo reembolsos de passagens, cupons de viagem e pagamentos ou crédito associados a reclamações de bagagem ou serviços, em conformidade com políticas da empresa em vigor.

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