Victor Fernandes   |   21/03/2024 12:26

Latam sabe competir com low costs e crescerá em 2024, diz CEO do grupo

Roberto Alvo afirmou em entrevista que Brasil é principal mercado da aérea, seguido de Colômbia

Divulgação/Latam
Roberto Alvo, CEO do Grupo Latam
Roberto Alvo, CEO do Grupo Latam

Em entrevista ao portal de notícias colombiano La República, o CEO do Grupo Latam, Roberto Alvo, afirmou que o Brasil é o principal mercado para o grupo aéreo latino, seguido da Colômbia, onde detém um terço do segmento doméstico, opera 15 frequências internacionais por dia e espera atingir 11 milhões de passageiros em 2024. Com 74 milhões de passageiros transportados na América Latina, Alvo espera aumentar esse número em mais de 10% neste ano em relação ao ano passado.

"Nós como grupo estamos crescendo entre 13% e 15%, ainda há alguma recuperação, principalmente nos voos internacionais desde a pandemia. Estamos crescendo entre 13% e 15% nos mercados de língua espanhola, em todo o Pacífico, na região e isso inclui a Colômbia. Então nosso crescimento em 2024 em relação a 2023 será superior a 10%", explicou Alvo.

Questionado sobre a concorrência com empresas aéreas low cost na Colômbia, Alvo não demonstrou preocupação: "A Latam não é low cost, mas aprendeu a competir com low cost. No Chile e no Peru, temos uma concorrência de baixo custo e, portanto, conhecemos bem as operadoras de baixo custo que estão na região e sabemos como competir de forma eficiente. Acredito que o modelo de baixo custo tem espaço na região, tem espaço na Colômbia, acho que o potencial de crescimento é muito alto."

"No final das contas, o modelo low cost na América Latina é razoavelmente limitado porque há certas características que os europeus têm, como aeroportos secundários, que não necessariamente temos na região. Mas a competição nos torna os melhores. Portanto, seja bem-vindo à competição e tenha o prazer de poder demonstrar que o nosso produto é diferenciado. E não precisamos ser low cost para entregar um bom produto e fazer com que os passageiros nos escolham."

Roberto Alvo, CEO do Grupo Latam

Como fator de diferenciação, o CEO também citou o serviço da Latam. "Um voo da Latam decola a cada 54 segundos, em média. Em algum lugar da nossa rede, enquanto você e eu conversamos, um voo da Latam está decolando. E o desafio é como fazer isso cada vez melhor. Para mim, está totalmente claro que sempre tivemos um ótimo atendimento naquele momento em que estamos fisicamente com o passageiro, no voo. Temos de ser capazes de proporcionar aos nossos clientes, desde o momento em que decidem comprar, até ao momento em que recebem as milhas, ou quando entregam a mala, em todos os pontos de contato, uma atenção que lhes seja digna", completou.

Entrevista retirada do La República.

Tópicos relacionados