Beatrice Teizen   |   03/04/2024 14:13
Atualizada em 03/04/2024 14:59

Marco Sansavini assume como presidente da Iberia e elenca prioridades

Executivo volta à companhia aérea onde já atuou durante oito anos, entre 2012 e 2020


Divulgação
Marco Sansavini, presidente da Iberia
Marco Sansavini, presidente da Iberia

A Iberia anuncia Marco Sansavini como novo presidente da companhia aérea, em substituição a Fernando Candela. O executivo volta à empresa, onde durante oito anos, entre 2012 e 2020, atuou como diretor comercial. Ele fez parte da equipa que, liderada por Luis Gallego, desenhou a bem-sucedida transformação da aérea.

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de Bolonha, sua carreira no setor da aviação começou em 1995, quando ingressou na KLM. Ocupou diversos cargos de gestão e participou do processo de fusão com a Air France. Em 2004, ingressou na Air France-KLM como vice-presidente de Negócios Globais e continuou em outros cargos no grupo e em sua subsidiária, Alitalia, até 2012.

Depois da jornada na Iberia, até 2020, no mesmo ano foi nomeado CEO da Vueling, outra empresa do grupo IAG.

Em seus primeiros movimentos no cargo, Marco Sansavini nomeou um novo comitê de direção, com algumas alterações em relação ao anterior para fazer face aos próximos desafios da companhia. O comitê ficou o seguinte:

  • Rafael Jiménez Hoyos: diretor de Produção;
  • María Jesús López Solás: diretora comercial, Desenvolvimento de Redes, Alianças e Clientes;
  • Gabriel Perdiguero: diretor de Finanças, Transformação e Tecnologia;
  • Juan Cierco: diretor corporativo;
  • José Luis de Luna: diretor de Relações Trabalhistas, Gestão Jurídica e de Recursos Humanos;
  • María Bello: diretora de Pessoas e Diversidade;
  • Enrique Robledo: diretor de Manutenção.

Entre os seus desafios, o profissional cita consolidar os resultados financeiros e operacionais, concretizar a compra da Air Europa, levar Madrid ao nível dos hubs do norte da Europa, colocando Espanha e Iberia na "Liga dos Campeões da aviação", e garantir a competitividade dos negócios de handling – por meio de uma nova empresa – e manutenção

“Fernando Candela teve de lidar com problemas muito importantes que conseguiu resolver com grande sucesso em conjunto com toda a equipe. Isto permitiu à Iberia apresentar os melhores resultados da sua história em 2023”, afirma Sansavini.

Tópicos relacionados